Pedidos de documentos que não justificam urgência sobrecarregam IGP

Pedidos de documentos que não justificam urgência sobrecarregam IGP

Emissão de carteiras de identidades estão sendo feitas apenas em casos específicos

Rádio Guaíba

IGP está atendendo apenas entregas urgentes

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Com o fechamento das Centrais Tudo Fácil, em razão da pandemia de Covid-19, os serviços de confecção e entrega de carteiras de identidade para moradores de Porto Alegre e Alvorada permanecem concentrados no Departamento de Identificação (av. Azenha, 255 Porto Alegre), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também por conta da pandemia, apenas casos urgentes estão sendo atendidos. Motivos apresentados que não justificam urgência, entretanto, tem agravado a sobrecarga do serviço.

Com o esquema especial, o cidadão precisa recorrer ao agendamento, via telefone, e é nesse quesito que começaram a surgir reclamações. Somente casos urgentes vêm sendo atendidos e, além disso, o órgão avalia se o novo decreto do governador, que prevê fechamento do comércio e outras atividades até 15 de abril, pode resultar em restrições ainda maiores para a confecção de RGs.

Com atendimento já restrito, muitas pessoas com urgência em atendimento não obtêm sucesso, considerando que o serviço telefônico também é limitado a poucos agentes. Um exemplo é o de uma idosa que retira medicamentos especiais na Farmácia do Estado e que precisa de uma segunda via do documento de identidade. Devido ao congestionamento das linhas, a moradora de Cachoeira do Sul teve dificuldades para conseguir a confecção do documento.

Em várias situações, porém, o motivo apresentado não justifica a urgência. “Alguns dizem que a carteira está velha, ou que estão precisando dela para ir aos cartórios – que estão fechados. Sem contar quem nos procura presencialmente, contrariando o pedido para que fiquem em casa”, conta a diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon. “Em todos esses casos, o atendimento é negado”, assegura.

Os três números de telefone disponibilizados – (51) 3223-6122 / 3223-2798 / 3223-2727 – muitas vezes são insuficientes diante da demanda.

Por dia, o IGP confecciona 20 carteiras de identidade e entrega 70. Os agendamentos acontecem a cada 30 minutos – o necessário para que o material seja higienizado após cada atendimento.

Confira casos em que a carteira de identidade pode ser confeccionada

Em todos eles, é necessário apresentar documentos (receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência, passagens aéreas, etc.) que comprovem o relato:

* retirar receitas em farmácias;
* internações e cirurgias de emergência;
* vítimas de roubos e furtos, desde que todos os documentos tenham sido roubados;
* viagens de avião agendadas com urgência.


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