De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados, as vendas de pescado em 2010 tiveram um crescimento médio de 2% sobre os resultados alcançados em 2009.
Mesmo assim, o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nogueira, reconheceu que o Brasil ainda precisa avançar bastante no volume produzido. “São 1,2 milhão de tonelada por ano, sendo 416 provenientes da piscicultura. Precisamos incentivar a pesca em alto mar que apresenta números modestos diante da potencialidade do Brasil”, declarou.
Em relação ao consumo por habitante, Nogueira apontou que os números têm melhorado, mas estão longe do ideal. “Os valores ainda estão longe do que preconiza a Organização Mundial de Saúde. Entre crianças e jovens, a situação é ainda mais crítica”, frisou.
O presidente da Colônia de Pescadores Z5, Vilmar Coelho, lembrou que o consumo só aumentará com incentivos para a produção. “Precisamos repovoar rios, lagos e lagoas com urgência. Outra medida que pode ser feita é trabalhar com os tanques-rede”, opinou.
A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, ressaltou que a população precisa adquirir hábitos mais saudáveis, evitando o excesso de gorduras e sal nos alimentos. “Recomenda-se o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana. O peixe traz inúmeros benefícios para a saúde, mas para abastecer o mercado e torná-lo acessível para todos, é necessário ordenar e fomentar a aquicultura, visando o aumento da produção e oferta de alimentos”, explicou.