Peixes são encontrados mortos no Rio dos Sinos

Peixes são encontrados mortos no Rio dos Sinos

Alguns trechos estão praticamente secos em São Leopoldo

Marina Fauth/Rádio Guaíba

publicidade

Uma nova mortandade de peixes foi registrada no Rio dos Sinos na manhã desta quarta-feira, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Uma equipe do Instituto Martin Pescador avistou os animais na altura da Foz do Arroio Portão, mesmo local onde, na semana passada, foram encontradas também outras espécies sem vida.

Segundo o diretor do Consórcio Pró-Sinos, Júlio Dorneles, a quantidade é maior que a registrada na última semana. Ele afirmou também que em alguns trechos, como na altura da ponte 25 de Julho, o rio está praticamente seco.

Ontem foi assinado o decreto que estabelece medidas para uso racional da água no município. Entre as ações, ficam proibidas lavagem de calçadas, jardins e troca de água de piscinas com água potável. O descumprimento levará à notificação e, em caso de reincidência, pode ser aplicada multa entre R$ 30 e R$ 75.

Em Novo Hamburgo, o Rio dos Sinos atingiu, na tarde dessa terça-feira, a marca de 2,13 metros abaixo da margem normal, o menor índice dos 13 anos em que o Serviço de Água e Esgoto de Novo Hamburgo (Comusa) passou a realizar a medição. Conforme a Comusa, no mês de novembro, o nível do rio caiu de 5 a 6 centímetros por dia. Outro agravante foi o registro de um consumo acima da média diária nas residências: quase 70% a mais em economias que mantinham uma média mensal de mil litros por dia.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895