Pelo menos 120 cidades gaúchas cancelam desfiles de 20 de Setembro

Pelo menos 120 cidades gaúchas cancelam desfiles de 20 de Setembro

Em Porto Alegre, evento ocorrerá mesmo com mau tempo e boicote de servidores da Segurança

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Em Porto Alegre, evento ocorrerá mesmo com mau tempo

publicidade

Subiu para 120 o número de cidades gaúchas que suspenderam os desfiles de 20 de Setembro, neste domingo, em função da crise financeira e do risco alegado de contágio de mormo, doença que obrigou o sacrifício de um cavalo em Rolante, no Vale do Caí.

Conforme levantamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), das 196 prefeituras que responderam à pesquisa, 118 confirmaram o cancelamento do evento. Além dessas, as do Chuí, no extremo Sul do Estado, e de Hulha Negra, na Campanha, também decidiram não promover desfiles em função da doença do mormo.

Mesmo com o cancelamento do desfile no Chuí, a cidade de mesmo nome do lado uruguaio – Chuy – garantiu a realização do evento, com o uso de cavalos, a partir das 10h, na avenida Internacional. Ainda segundo dados da Famurs, só na região Nordeste, 90% dos municípios não farão desfiles devido à falta de dinheiro para custear os carros de som.

Porto Alegre mantém desfile

Mesmo com o boicote dos servidores da Segurança Pública e o mau tempo, o desfile de 20 de Setembro, em Porto Alegre, está mantido. O governo gaúcho reiterou que a Brigada Militar vai participar do evento. Inconformados com o parcelamento dos salários, os servidores foram orientados pelas associações a não participarem do ato, marcado para a manhã deste domingo na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

A Associação dos Sargentos, Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) estima que quase 80% do efetivo do desfile de 20 de Setembro seja composto de policiais militares. Os que forem convocados pelos superiores terão de sair às ruas, reconhece a entidade. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895