Geral

Pelotão de gaúchos reforça segurança de hospital de campanha no Haiti

Grupo com 21 militares partiu em direção ao país que foi devastado por um terremoto nesta manhã

Pelotão de gaúchos reforça segurança de hospital de campanha no Haiti
Pelotão de gaúchos reforça segurança de hospital de campanha no Haiti Foto : Divulgação/Comar
Um grupo com 21 militares do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO) partiu da base área de Canoas por volta das 8h desta segunda-feira rumo ao Haiti. Eles reforçarão a segurança de um hospital de campanha montado pelo Brasil na capital do país, Porto Príncipe, que foi a cidade mais atingida por um terremoto em janeiro.

Os militares que estão lá devem retornar nos próximos dias e outro grupo de 10 pessoas também deve se juntar aos gaúchos - que embarcaram hoje - na quarta-feira. Eles foram selecionados dentro o Batalhão de Soldados pelo bom desempenho na Aeronáutica. Todos receberam treinamento específico nas últimas semanas para participar da missão organizada pelo Ministério da Defesa, segundo a comunicação social do Comando Aéreo Regional (Comar).

Eles fizeram atividades para aproximar o grupo e relembrar procedimentos utilizados em situações de risco, além de instruções específicas de práticas de infantaria, tiro militar avançado e abordagem de pessoas e veículos. Tudo isso para garantir o atendimento às vítimas e a segurança das instalações do hospital improvisado.

O grupo, formado por jovens e comandado pelo tenente-coronel Marcelo Binotti, deve permanecer no país durante um período de 30 a 45 dias, ainda segundo o departamento de comunicação. Eles seguiram de Canoas em um avião C-97 Brasília. No Rio de Janeiro, embarcam em um Hércules C-130, fazem ainda uma escala em Boa Vista, para aí sim seguir para Porto Príncipe.

O hospital de campanha está em funcionamento desde o dia 17 de janeiro. Desde então, a FAB realizou 9.718 atendimentos clínicos e 218 cirurgias em Porto Príncipe. A Ajuda Humanitária ao país já levou 1232,66 toneladas de carga e 2.329 passageiros em apoio à Operação Haiti.