Piscinas públicas reabrem em Porto Alegre

Piscinas públicas reabrem em Porto Alegre

Dois dos três centros comunitários tiveram abertura nesta terça

Taís Teixeira

publicidade

Começou na manhã desta terça-feira a temporada nas piscinas públicas em dois dos três centros comunitários de Porto Alegre: Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi), no bairro Passo das Pedras, e o Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), no bairro Cavalhada. A piscina do Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima), na localidade Santa Maria Goretti, também estava programada para abrir também hoje, mas um problema com um dos dois motores adiou a abertura.

A coordenadora e professora do Ceprima, Jaqueline Raupp Musse, disse que os reparos aconteceriam ainda hoje. “Estava tudo preparado, mas houve esse imprevisto e, tudo dando certo, pretendemos abrir a piscina no fim de semana”, comentou.

Já no Cevi, o tempo nublado e a leve garoa que caía pela manhã, não impediram que as 12 alunas inaugurassem as piscinas com uma aula de hidroginástica. “Já tive quatro problemas cardíacos, a hidroginástica é recomendada para mim e estou muito feliz, quero vir de duas a três vezes por semana”, relatou a dona de casa Berenice Silveira, 60 anos. A aposentada Inamar Schutz, 66 anos, quer se organizar para fazer hidroginástica. “Pelo menos, duas vezes na semana”, comentou.

Prevenção

O coordenador do Cevi, Randon Medeiros, disse que o espaço está organizado para receber as pessoas seguindo protocolo de prevenção à Covid-19. “Os vestiários serão pouco usados, as pessoas devem vir meio prontas”, orientou. Além de hidroginástica, banho livre e natação serão oferecidos em horários e dias diferenciados, separados por grupos, como família e jovens e adultos, e por idade. “Em um dia de muito calor, chega a transitar 500 pessoas por dia, sendo 300 no banho livre e 200 em atividade física”, contou.

Além disso, Medeiros ressaltou que a novidade deste ano são as quadras de futevôlei e beach tennis. “Com a ajuda da comunidade, por meio de galetos e vaquinhas, arrecadamos R$6 mil e construímos as duas quadras”, reforçou. A maioria dos frequentadores do Cevi são das localidades Passo das Pedras, Vila Ingás, Jardim Leopoldina, Vila Esperança e até de Alvorada.

A coordenadora do Cecopam, Aline Paulo Frediani, disse que nesta primeira semana o movimento é mais para agendamento institucional e oficina de saúde. “São feitas as carteirinhas para usufruir do espaço e é dada uma oficina para explicar os cuidados com a saúde”, explicou. A gestora acredita que o movimento maior deve começar a partir da próxima semana.

O uso de máscaras nas áreas comuns é obrigatório, assim como o espaçamento nas filas. Para acessar as piscinas é necessário fazer a carteirinha nas secretarias dos centros, levando foto 3x4, comprovante de residência documento de identidade. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis. As secretarias trabalham de terça a sexta, manhã e tarde. O horário de funcionamento é das 8h30min às 18h30min.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895