capa

Placa da avenida Castello Branco é vandalizada pela terceira vez em menos de sete meses

Estrutura de sinalização amanheceu manchada de tinta nas cores laranja e branco

Por
Jessica Hübler

No final da manhã de sábado a placa já havia sido retirada

publicidade

Em menos de sete meses a placa da avenida Presidente Castello Branco foi vandalizada pela terceira vez. No sábado a placa amanheceu manchada de tinta nas cores laranja e branco. A troca da sinalização com nova nomenclatura na via de saída de Porto Alegre para a Freeway - de avenida da Legalidade e da Democracia para Castello Branco - foi realizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em 25 de setembro de 2018 e de lá pra cá já foram registrados três episódios de vandalismo. 

O primeiro deles ocorreu no início de outubro de 2018, quando a sinalização foi manchada em pelo menos cinco pontos com tinta vermelha. O segundo registro foi na mesma semana, em menos de 48 horas após a placa ter sido limpa e recolocada, nesta vez com marcas de spray na cor preta. 

O trecho que, inicialmente se chamava Castelo Branco (com apenas um L), passou a denominação de avenida da Legalidade e Democracia por meio de um projeto de lei aprovada na Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2014. A alteração foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça, que determinou o retorno ao nome Castello Branco.

No final da manhã de sábado a placa já havia sido retirada. A EPTC informou que irá analisar o dano causado pelo vandalismo. Após a verificação, conforme a EPTC, será possível determinar se há possibilidade de reparo ou será necessária a substituição da sinalização.