Plantio de árvores marca o Dia do Meio Ambiente em Porto Alegre

Plantio de árvores marca o Dia do Meio Ambiente em Porto Alegre

Ações ocorreram no Parque Marinha do Brasil e na Praça Princesa Isabel, no bairro Azenha

Correio do Povo

Crianças participaram de plantio de mudas de árvores em praça de Porto Alegre

publicidade

O plantio de árvores marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem. Em Porto Alegre, pelo menos duas ações foram realizadas, envolvendo jovens e regiões de lazer da cidade. No Parque Marinha do Brasil, 15 jovens do Projeto Pescar participaram do plantio de quatro mudas de guabiroba e outras quatro de marmeleiro.

A iniciativa, realizada em conjunto da Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRF4ª), integrou a 35ª Semana do Meio Ambiente. De acordo com o coordenador de educação ambiental da pasta, José Araújo, as espécies foram escolhidas devido as demais que existem no parque. “Fizemos uma análise para sabermos que tipo de indivíduo há no espaço, para que haja compatibilidade”, explica.

A ação de educação ambiental iniciou com uma conversa com os estudantes. Os profissionais explicaram a importância da vegetação urbana e também o papel de cada cidadão na promoção dos cuidados com a arborização implantada. Araújo explicou que os participantes da atividade têm uma convivência com o parque, porque estudam nas proximidades. “A ideia é formar eles para que participem ativamente das ações que são realizadas na cidade, justamente para que eles se sintam parte, proprietários do espaço público. Neste caso, o nosso propósito é incentivá-los a conhecer e cuidar do patrimônio vegetal da capital”, expressa.  

Na praça Princesa Isabel, no bairro Azenha, os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) fizeram uma mobilização para restabelecer o funcionamento das estações de monitoramento da qualidade do ar da Capital. Na ocosião, houve o plantio de uma muda de Ipê Roxo e dez folhagens ornamentais. Vinte e seis crianças da escola infantil da Associação dos Moradores do Condomínio Princesa Isabel participaram da iniciativa, com os vereadores André Carús (MDB), presidente da comissão, Aldacir Oliboni (PT) e José Freitas (PRB). Conforme o presidente da Cosmam, o plantio simboliza a construção de uma cidade mais sustentável, arborizada e com qualidade no ar. Ele lembrou que Porto Alegre já teve 12 estações de monitoramento de ar. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895