Geral

Plataforma P-63 começa a ser construída em Rio Grande

Início oficial das obras, porém, ocorrerá no fim do mês ou em março

A Quip S/A já começou as atividades de construção e montagem da plataforma P-63 em seu canteiro de obras em Rio Grande, na ponta Sul do Porto Novo. Os serviços iniciados consistem na calibragem de equipamentos e recebimento de material. Cerca de três toneladas de aço já chegaram ao local. Conforme informações da empresa, no último dia 7 houve uma cerimônia interna de início das atividades, com a presença de representantes da Petrobras. No entanto, o começo oficial das obras de construção da terceira plataforma a ser feita em Rio Grande, além da reinauguração do canteiro, que está sendo ampliado, devem ocorrer no final deste mês ou em março.

A P-63 se constitui em um investimento de US$ 1,3 bilhão e sua conclusão está prevista para dezembro de 2012. No pico de sua construção, deverão ser gerados em torno de 3 mil empregos diretos e outros 4,5 mil indiretos. O contrato para a P-63 é executado por meio de joint-venture formada pelos Grupos Quip e BW Offshore.

A Quip construirá os módulos de processo e completará a integração deles no casco do navio tanque BW Nisa, que está sendo convertido em casco dessa plataforma na China, em parceria com o Grupo BW Offshore. A chegada do casco em Rio Grande deve ocorrer entre setembro e outubro.

P-63 será instalada na Bacia de Campos

Desde o ano passado, a Quip já vinha realizando trabalhos para construção da P-63, com a execução do projeto de engenharia, no Rio de Janeiro, e reforma no canteiro de obras em Rio Grande. A P-63 é uma plataforma do tipo Floating Production Storage and Offloading (FPSO), que terá 334 metros de comprimento e irá operar no Campo de Papa Terra, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Terá capacidade para processar 140 mil barris por dia de petróleo e 1 milhão de Nm³/dia de compressão de gás. A unidade gerará 98 Mwh de energia e armazenará até 1,4 milhão de barris de petróleo.

A empresa já construiu a plataforma P-53 em Rio Grande, também em seu canteiro de obras no Porto Novo, e está executando parte da P-55 no Estaleiro Rio Grande, onde está localizado o primeiro dique seco de grande porte do País.

Bookmark and Share