Ponte será liberada no próximo sábado em Iraí

Ponte será liberada no próximo sábado em Iraí

Local na BR 386 stará sinalizada com barreira física nas entradas para limitar a altura dos veículos

Correio do Povo

Para garantir a segurança o limite de velocidade será de 40 km/h

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que o tráfego na ponte sobre o Rio Uruguai na BR 386, em Iraí, no Noroeste do RS, será liberado em meia pista para veículos leves (carros, caminhonetes, motos e vans) neste sábado, a partir das 10 horas. Para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores o limite de velocidade será de 40 km/h. A ponte estará sinalizada com barreira física nas entradas para limitar a altura dos veículos e a faixa a ser utilizada.

Conforme a necessidade dos serviços, sem aviso, poderá ocorrer bloqueios totais ao longo do dia. Agentes da Polícia Rodoviária Federal - com auxílio dos operários da Sogel (empresa contratada emergencialmente para realizar os reparos) - estarão monitorando o trecho para disciplinar o tráfego.

A liberação só é possível, pois a recuperação de dois tubulões (fundações de concreto) do pilar 12 foi concluída e os operários já estão montando a forma metálica do terceiro. Em paralelo, trabalhadores da empresa Sogel, contratada de forma emergencial, também realizam os reparos na parte superior da ponte. O DNIT estima que no início de janeiro do próximo ano a travessia seja liberada totalmente. Para reduzir os transtornos aos moradores, o DNIT apoiou a iniciativa de prefeitos da região para a instalação de uma balsa em Iraí, em breve o serviço deve entrar em operação.

A obra
A estrutura apresentou problemas em novembro de 2013. Na ocasião, foi detectado o desgaste das juntas de dilatação da pista. Contudo, ao longo dos serviços e, após vistorias do DNIT e da empresa Sogel, constatou-se, em setembro, problemas também na base do pilar 12. Com isso, foi necessária a contratação de mergulhadores para a realização dos serviços dentro da água. Além da montagem das estruturas metálicas, a concretagem do pilar é delicada, pois ocorre abaixo da linha d’água. Este serviço é dividido em pelo menos quatro etapas em cada tubulão, já que não é possível fazer tudo em uma única vez, em função de vedação e pressão do concreto nas formas.

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