Ponte sobre o rio Uruguai, na divisa com SC, é interditada por tempo indeterminado

Ponte sobre o rio Uruguai, na divisa com SC, é interditada por tempo indeterminado

Além de balançar, estrutura apresenta rachaduras em um dos pilares

Samantha Klein/Rádio Guaíba

publicidade

A ponte da BR 386 sobre o rio Uruguai, que liga Iraí, no Norte gaúcho, a Palmitos, em Santa Catarina, foi interditada na tarde desta terça-feira para consertos estruturais por tempo indeterminado. Além de balançar sempre que recebe veículos pesados, a passagem registra rachaduras em um dos pilares.

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) constataram que a situação é grave. Segundo a autarquia, o bloqueio para todos os veículos segue pelo menos até o fim de novembro, mas existe a possibilidade de que as obras se estendam ainda mais.

A ponte já tinha fluxo restrito à passagem de caminhões de até 20 toneladas, há pelo menos dois meses. Os problemas na construção da década de 1970 começaram ainda no ano passado.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a rota alternativa para os motoristas é seguir, desde Sarandi, em direção a Nonoai, até Chapecó, via ERS 324 e SC 480, o que eleva em pelo menos dez quilômetros a distância. Já quem sai da região de Santa Maria precisa fazer um desvio de cerca de 100 km até o município de Sarandi.

Outra opção é utilizar a balsa entre o município de Itapiranga, em Santa Catarina, e a cidade gaúcha de Barra do Guarita. A fila de espera para a passagem de caminhões é de quatro a cinco horas. As condições da ERS 163, no acesso à balsa, também são ruins.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895