População de Porto Alegre se vacina contra a Covid-19 no domingo de feriadão

População de Porto Alegre se vacina contra a Covid-19 no domingo de feriadão

Na segunda-feira, também haverá pontos de imunização disponíveis na Capital

Christian Bueller

publicidade

A vacinação contra a Covid-19 prossegue em Porto Alegre para todas as pessoas com 12 anos ou mais durante o final de semana que antecede o feriado. A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde está no terminal de ônibus da avenida Princesa Isabel, esquina com avenida João Pessoa, no bairro Azenha. Centenas de pessoas passam pelo local para aplicações de primeira, segunda e terceira dose.

A primeira dose é oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. A segunda dose está disponível para vacinados com Coronavac/Butantan, para vacinados há pelo menos 28 dias, e Oxford/AstraZeneca e Pfizer para quem recebeu a primeira aplicação há, pelo menos, oito semanas. Era o caso da estudante Lívia Pires, 19 anos, que aguardava ansiosamente a sua vez. “A vacina é fundamental, muitas pessoas acham que a pandemia acabou porque estão morrendo menos gente, mas isso não é verdade. É importante ver todo esse movimento aqui hoje. Estou muito feliz”, contou a carioca radicada no RS há sete anos. “Que venha a terceira depois”, concluiu.

A terceira dose está disponível para os idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde e de apoio a saúde vacinados com a segunda dose até 14 de maio (seis meses), além de imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até 17 de outubro (28 dias), independentemente do fabricante.

Até a metade da manhã de domingo, mais de cem idosos foram até a unidade móvel para se imunizarem. Karen Ramos levou os pais Alfredo, 73 anos, e Martina, 69, que nem precisaram sair do carro para se vacinarem. “Fico feliz de poder cuidar deles, depois de tantos anos que cuidaram de mim. Vacinar é um ato de amor”, se emocionou a professora. Alfredo era o mais receoso, mas não demorou muito para levantar a manga da camisa. “Tem que fazer, tem que fazer”, repetiu o simpático idoso.

No sábado, segundo a SMS, foram aplicadas 405 doses de vacinas contra a Covid-19 nos dois locais de imunização abertos. Na Unidade de Saúde São Carlos, na região Partenon/Lomba do Pinheiro, 288 pessoas receberam doses, e na Clínica da Família, na Restinga, 117 doses. Foram 48 vacinas de primeira dose, 218 de segunda dose e 139 doses de reforço. Na segunda-feira, mesmo sendo feriado nacional, as aplicações continuam, na Unidade de Saúde Tristeza (avenida Wenceslau Escobar, 110, bairro Tristeza) e na Unidade de Saúde Rubem Berta (rua Wolfram Metzler, 675, bairro Rubem Berta). As outras unidades retomam o atendimento na terça-feira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895