Porto Alegre é a 3ª capital com melhor sinalização para ciclistas e pedestres
Levantamento da ONG Mobilize Brasil ouviu mais de cem ciclistas em 13 capitais
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“Queremos chamar a atenção das prefeituras para os pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo, que são mal orientados”, reconheceu. Para Dias, investir no transporte coletivo deveria ser a meta dos governos que, desde os anos 1950, preferem o carro particular. “O reflexo disso está na sinalização. As pessoas precisam buscar informações, porque não há placas informando horários de ônibus, trajeto ou lugares de paradas”, disse o coordenador.
A sinalização em Porto Alegre, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), está adequada às necessidades tanto do motorista quanto do ciclista. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, lembrou que a cidade passou a sinalizar as ciclovias e que haverá acréscimo com a entrada dos BRTs (Bus Rapid Transit) em funcionamento.
“Estamos num processo acelerado na mudança da sinalização com a introdução das ciclovias”, disse. O cicloativista Yuri Machado, no entanto, afirma que os departamentos de trânsito, de uma maneira geral, privilegiam os motoristas de carros. “A sinalização das ciclovias ainda é incipiente”, avalia.
Confira as notas
Curitiba — 5,4
Rio de Janeiro — 4,6
Porto Alegre — 4,2
São Paulo — 3,8
Belo Horizonte — 3,6
Recife — 3,3
Brasília — 2,5
Natal — 2,5
Salvador — 2,1
Cuiabá — 1,9
Maceió — 1,6
Fortaleza — 1,3
Manaus — 0,7