Porto Alegre aguarda orientação da SES para vacinar adolescentes

Porto Alegre aguarda orientação da SES para vacinar adolescentes

Capital estima seguir ampliando faixas etárias após concluir imunização de adultos

Brenda Fernández

Prefeitura pretende seguir ampliando faixas etárias da vacinação contra a Covid-19

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre quer iniciar a vacinação de adolescentes sem comorbidades logo após a conclusão do calendário de imunização em adultos. Contudo, a pasta afirmou, nesta quarta-feira, que aguardará orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para anunciar as próximas etapas do plano de imunização contra a Covid-19. Ainda não há uma definição do assunto em nível estadual. 

A decisão do Município acompanha a orientação do Ministério da Saúde de priorizar o público adulto, divulgada pelo ministro Marcelo Queiroga, na manhã de hoje. “Os estados que vacinaram a população com a primeira dose vão continuar recebendo as vacinas para segunda dose. Não se pretende atrasar a vacinação de adolescentes com comorbidades. O que se pretende é garantir que os outros estados recebam as doses de maneira mais homogênea”, disse o titular da pasta em entrevista coletiva

Desde 23 de julho, a Capital vacina contra Covid-19 adolescentes com comorbidades na faixa etária de 12 a 17 anos. A aplicação da Pfizer, único imunizante autorizado pela Anvisa até agora para este grupo, é ofertado a jovens com obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, hemoglobinopatia grave, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, diabete mellitus e imunodeprimidos.

Até esta quarta-feira, 84,1% da população vacinável já possui a primeira aplicação da vacina contra Covid-19 em Porto Alegre, e mais de 51% tinha o esquema vacinal completo. O município inicia nesta quinta-feira a imunização de jovens com 20 anos ou mais, e demais grupos já contemplados. A estimativa do Governo do Estado é disponibilizar a primeira dose em adultos do RS até a próxima quarta-feira. 

Porto Alegre ainda precisa de 35 mil doses para concluir vacinação em adultos

As duas últimas faixas etárias a serem contempladas nesta fase da vacinação são as referentes às pessoas com 19 e 18 anos. Para esse público, a Prefeitura calcular que precisa de 34.654 doses contra a Covid-19.

Já para a faixa etária de 20 anos, que recebe a primeira dose a partir desta quinta-feira, o quantitativo de 17.225 doses já consta no estoque da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895