Porto Alegre anuncia vacina contra sarampo em 130 escolas

Porto Alegre anuncia vacina contra sarampo em 130 escolas

Após 30 casos confirmados, ação pretende aumentar imunização na Capital

Correio do Povo

Porto Alegre anuncia vacina contra sarampo em 130 escolas

publicidade

Após 30 casos confirmados e 14 em investigação em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou, nesta quarta-feira, a distribuição de vacinas contra sarampo em postos de saúde e em escolas de ensino médio. A ação pretende aumentar a imunização na população.

Segundo dados divulgados pela Coordenaria Geral de Vigilância em Saúde, 75,2% dos casos foram registrados na faixa etária dos 15 aos 29 anos, sendo que 70% dos casos constatados são de pessoas que não haviam se vacinado. “As medidas pretendem intensificar o trabalho nesta faixa etária e focar esforços no combate ao surto”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destacando que já foram confirmadas dez mortes no Brasil. O esquema vacinal para este grupo é de duas doses.

A vacina será ofertada em 130 escolas de ensino médio do Programa de Saúde na Escola a partir do dia 22 de outubro. A relação das escolas participantes será divulgada até o dia 19.

Segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde, até o dia 15 de outubro, foram confirmados 2.192 casos de sarampo no Brasil. Desse total, 1.776 casos foram identificados no Amazonas e 330 em Roraima. Juntos, os estados contabilizam ainda 7.894 casos em investigação. Os óbitos registrados no País foram todos na região Norte.

Os dois surtos acompanhados no Norte do Brasil estão relacionados à importação do vírus que está circulando no País e é o mesmo que circula na Venezuela, que enfrenta um surto da doença desde 2017.

Além de Amazonas e Roraima, casos isolados foram identificados nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (18), Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (17), Sergipe (4) e Rio Grande do Sul (37). Em solo gaúcho, até a Semana Epidemiológica 39 (que vai de 23 a 29/9), foram notificadas 442 suspeitas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895