Porto Alegre atinge meta de imunização contra HPV

Porto Alegre atinge meta de imunização contra HPV

Até o momento, cerca de 80,6% da população-alvo foi vacinada

Correio do Povo

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou no início da tarde desta segunda-feira que a Estratégia de Vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) em Porto Alegre, aberta em 10 de março, bateu a meta de vacinar 80,6% da população-alvo. Foram imunizadas até o momento 24,4 mil adolescentes. Desses, 7,3 mil meninas de 11 anos, 8,2 mil de 12 anos e 8,8 de 13 anos.

A imunização contra o HPV ocorre até quinta-feira, 10 de abril. O público-alvo da vacina é adolescente do sexo feminino, que tenham entre 11 e 13 anos completos, do primeiro dia da vacinação até o dia 10 de abril. O secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, parabenizou o esforço da equipe de vacinação da SMS. “A parceria entre saúde e educação foi fundamental para o sucesso da estratégia de vacinação. Professores e nossos profissionais estiveram mobilizados em escolas públicas e privadas, realizando um trabalho importante de prevenção”, ressaltou o secretário.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Capital e nas escolas públicas e privadas. Em 2015, serão vacinadas as meninas de nove a 11 anos completos e, em 2016, a vacina estará no Calendário Básico de Vacinação da Adolescente a partir de nove anos.

O esquema completo de vacinação é composto de três doses. A segunda é aplicada seis meses após a primeira imunização e, a terceira, passados cinco anos da primeira vacina:

1ª dose
10 de março até 10 de abril de 2014

2ª dose
a partir de setembro de 2014 (6 meses)

3ª dose
março de 2019 (60 meses)

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895