Geral

Porto Alegre contará com Museu das Águas

Protocolo de intenções do projeto foi assinado hoje

Em alusão ao Dia Mundial da Água, foi assinado nesta quinta-feira o protocolo de intenções para viabilizar o Museu das Água de Porto Alegre. A partir de agora, com a criação da Comissão Pró-Museu das Águas, será discutida a formulação do projeto, a liberação do terreno e a busca de parceiros para financiar as obras. A assinatura ocorreu a bordo do barco Cisne Branco, que saiu do Cais Mauá e percorreu a orla do Guaíba. O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas o prefeito José Fortunati, que ressaltou a importância da construção do empreendimento, em função de servir como estímulo à valorização da água.

Um dos presidentes da comissão, o engenheiro Luiz Antônio Timm Grassi contou que a criação do museu está sendo discutida desde 2009. Na ocasião, se formou um grupo de trabalho coordenado pela artista plástica Zorávia Bettiol. Ele lembrou que, como inspiração, se buscou como base experiências em outros países, como Portugal, França e Irã.

Grassi adiantou que a expectativa é que o museu seja construído às margens do lago Guaíba, próximo ao Anfiteatro Pôr-do-Sol. Além disso, a concepção prevê que ele tenha três finalidades: histórico (resguardando a memória das atividades relacionadas à água); educativo (buscando a conscientização da gestão dos recursos hídricos); e artístico (permitindo a criação e exposição de manifestações artísticas). O espaço deverá ser referência nacional na gestão das águas, conforme o engenheiro.

O secretário adjunto estadual da Habitação, Deoclécio Grippa, que esteve no evento representando o governo do Estado, afirmou que a iniciativa vai ao encontro da proposta de ampliar a conscientização em relação ao uso da água. “A água é um bem público, mas a população deve ter responsabilidade ao usá-la, evitando o desperdício e sua contaminação", disse.

Integram a Comissão Pró-Museu das Águas as seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Governo do Estado, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan), secretarias estaduais da Cultura; do Meio Ambiente; de Obras; de Irrigação e Desenvolvimento Urbano; e de Habitação e Saneamento, além da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Lions Club (Distrito LD-3).

Bookmark and Share