Porto Alegre emite alerta para doenças transmitidas pelo Aedes

Porto Alegre emite alerta para doenças transmitidas pelo Aedes

Mosquito é vetor de dengue, zika e chikungunya

Correio do Povo

Mosquito é vetor de dengue, zika e chikungunya

publicidade

 * Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu alerta epidemiológico para que profissionais dos serviços de saúde do município fiquem atentos a pessoas que cheguem a atendimento com sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – dengue, zika e chikungunya.

O documento destaca que, com o aumento da infestação vetorial, em função das temperaturas mais altas e das viagens de férias, os viajantes devem redobrar os cuidados individuais caso se desloquem para locais com transmissão viral ou confirmação de casos das doenças, como uso de repelente corporal e elétrico. No retorno a Porto Alegre, caso os sintomas sejam identificados, o atendimento médico deverá ser buscado, e referida viagem a local com transmissão dos vírus, permitindo que o profissional de saúde notifique a CGVS e oriente o paciente sobre as medidas necessárias.

No alerta epidemiológico, as equipes de vigilância da SMS destacam que neste período do ano a população do vetor é maior, possibilitando a transmissão local caso um paciente infectado fora de Porto Alegre seja picado.

No site Onde Está o Aedes, também é possível acompanhar o gráfico que indica o índice semanal de infestação de fêmeas do Aedes aegypti. 

Os sintomas mais comuns das três doenças são:

Dengue:
Febre alta de início súbito, com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retro-ocular (atrás dos olhos), mialgia, artralgia, exantema, náuseas, vômitos, entre outras.

Chikungunya: Fase aguda - paciente com febre alta de início súbito, com duração máxima de sete dias, acompanhada de artralgia intensa (dor nas articulações) de início súbito. Pode estar associado a cefaleia, mialgias e exantema. Considerar história de deslocamento nos últimos 15 dias para áreas com transmissão de Chikungunya.

Zika vírus: Pacientes que apresentem exantema maculopapular pruriginoso (erupções na pele que se caracterizam pelo aparecimento de manchas vermelhas), acompanhado de pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: Febre baixa ou inaparente, hiperemia conjuntival sem secreção e prurido, poliartralgia, edema periarticular.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895