Porto Alegre espera receber o Fórum Social Mundial em 2013

Porto Alegre espera receber o Fórum Social Mundial em 2013

Organizadores do FST acreditam na chance de o evento voltar à Capital

Correio do Povo

Fórum Temático teve participação aquém da expectativa, mas houve atividades marcantes, como a marcha

publicidade

A volta das discussões mundiais, em Porto Alegre e na região Metropolitana, por meio do Fórum Social Temático 2012 (FST 2012), renovou a esperança de trazer novamente o evento maior, o Fórum Social Mundial (FSM), para a capital gaúcha em 2013. Entre as avaliações do evento, ficou a certeza de que os gaúchos estão cada vez mais engajados na luta por um outro mundo.

Integrante do Comitê Organizador do Fórum na Capital, Lélio Luzardi Falcão, relata que o FST 2012 teve muitos méritos que superaram a necessidade de maior divulgação do evento. No entanto, não há garantia de que possam trazer o Fórum Mundial para o lugar onde o evento começou. "Apesar do pouco investimento e até mesmo da baixa participação em algumas oficinas, o que fica é o envolvimento ativo da população. Com isso, podemos fazer pressão para que, em 2013, os holofotes se voltem para Porto Alegre. No entanto, é apenas um desejo, nada concreto", observa Falcão.

Tendo como foco o tema "Crise Capitalista e a Justiça Social e Ambiental", o evento contou com atividades concomitantes em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Segundo a organização, cerca de 50 mil pessoas devem ter participado dos 900 encontros que terminam neste domingo.

"Tentamos elaborar propostas reais que possam modificar o modelo de desenvolvimento atual, como contraponto ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça. Certamente conseguimos, mas podemos fazer cada vez melhor", diz Falcão.

Jane Argollo, uma das coordenadoras do Fórum Temático 2012, explica que, ao final do evento, na tarde deste domingo, será elaborada uma carta de intenções. O manifesto é endereçado à Rio+20, como é conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá em junho.

"Como avaliação desses seis dias que movimentaram a região Metropolitana, podemos concluir que o saldo foi positivo, um evento de sucesso, que trouxe muita reflexão para os participantes. Mas é preciso dizer que Porto Alegre não participou como esperávamos, talvez porque muita gente estava na praia. Mas é uma construção, cada vez iremos mais longe", diz Jane.

Para a coordenadora do evento, Porto Alegre tem chances de sediar o Fórum Social Mundial no ano que vem, já que o outro possível destino, o Egito, está em guerra civil. "Temos a simpatia do comitê que decide sobre os rumos do evento, mas nada que possa ser definitivo", sintetiza.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895