Geral

Porto Alegre inaugura novo bicicletário, ao lado do Mercado Público

Local tem espaço para 32 bicicletas e faz parte de pacote de alternativas para locomoção pública

Inauguração do bicicletário do Mercado Público
Inauguração do bicicletário do Mercado Público Foto : Ivo Gonçalves / PMPA / CP
A prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta quarta-feira, um novo bicicletário no Largo Glênio Peres, próximo aos deques externos do Mercado Público. O local, em funcionamento desde o dia 25 de março, tem capacidade para acomodar 32 bicicletas.

De acordo com o prefeito José Fortunati, a cidade conta com três ciclovias: uma na Restinga, de quatro quilômetros de comprimento; e outras duas menores: próxima ao Barra Shopping Sul e no bairro Ipanema. A ciclovia principal, na avenida Ipiranga, uma das reivindicações dos ciclistas, está com previsão de início das obras para a metade do ano.

Segundo o presidente do Centro de Transportes Sustentável (CTS), Luiz Antonio Lindau, grupo idealizador do projeto, a execução dos bicicletários na cidade é um trabalho antigo em parceria com a Prefeitura, mas esta muito distante do ideal. “Ainda não alcançamos o índice mundial de mobilidade diária de uso, que está em torno de 20%. A Capital está em apenas 2%. Para melhorar esse quadro, temos que desenvolver mais projetos de apoio ao uso das bicicletas na cidade”, declarou o presidente.

Outros projetos como o BRT (Bus Rapid Transit), voltados para a Copa de 2014.já estão sendo estudados. “São corredores exclusivos que permitirão um deslocamento mais ágil das pessoas”, explicou. O Secretario Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Valter Nagelstein, que também participou da cerimônia, lembrou que a prefeitura esta em busca de novas parcerias para a instalação dos equipamentos em prédios públicos e empresas privadas. No início do ano, também foram instalados bicicletários no bairro Bom Fim e Usina do Gasômetro, com capacidade para dez bicicletas cada.

Bookmark and Share