Porto Alegre mantém imunização contra gripe até fim de estoque de vacinas

Porto Alegre mantém imunização contra gripe até fim de estoque de vacinas

Vacina segue sendo aplicada em 123 locais da cidade, além do Shopping João Pessoa

Correio do Povo

Vacina segue sendo aplicada em 123 locais da cidade, além do Shopping João Pessoa

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) anunciou, nesta sexta-feira, que a oferta da imunização contra gripe será mantida até o final dos estoques de vacinas. A programação da campanha nacional de imunização previa o término da vacinação nesta sexta-feira. A aplicação da vacina ocorre em 123 locais da cidade, além do Shopping João Pessoa (veja aqui os endereços).

Dados mais recentes do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, extraídos nesta sexta, 24, indicam que foram aplicadas 380.790 doses de vacinas contra a gripe em Porto Alegre. Do total, 271.535 (52,5%) foram feitas nos grupos prioritários e as demais em outros grupos, com destaque para as 82.398 pessoas que não integram grupos prioritários e aproveitaram a oportunidade para garantir a proteção contra os vírus influenza A H3N2 e H1N1 e B.

O diretor adjunto da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/SMS), Benjamin Roitman, enfatiza que a vacina é segura e protege contra as complicações da doença, diminuindo a necessidade de internações e busca por atendimento de urgência. Ele destaca que o frio fragiliza a imunidade do organismo, e com ambientes mais fechados, a transmissão do vírus é facilitada.

“A vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário, então quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará os anticorpos que vão garantir a proteção”, explica o médico pediatra, enfatizando a importância de as crianças serem imunizadas.

O público infantil, considerado vulnerável para a ação do vírus Influenza com possibilidade de evolução para casos graves, também tem papel relevante na transmissibilidade da doença. Roitman lembra que as crianças são importantes reservatórios dos vírus, e têm papel relevante na transmissão dos mesmos. “Quanto mais pessoas, de todas as idades, estiverem vacinadas, menor a circulação dos vírus e a infecção”, ressalta.

As campanhas de vacinação contra Covid-19 e contra gripe ocorrem de forma simultânea. Com exceção das crianças de 5 a 11 anos de idade, que devem ter intervalo de 15 dias entre uma dose e outra, todas as pessoas podem receber as duas doses ao mesmo tempo. Importante lembrar que ao serem vacinadas as gestantes protegem os bebês, pois eles somente poderão receber a primeira dose da vacina aos seis meses de vida.

Vacinação de grupos prioritários até hoje

Crianças – 25.330 (32,5%)

Gestantes – 2.731 (23,2%)

Idosos – 192.291 (63,23%)

Povos indígenas – 524 (28,8%)

Puérperas – 250 (12,9%)

Trabalhadores da saúde – 45.386 (44,6%)

Comorbidades – 19.927

Pessoas sem comorbidades – população em geral – 82.398


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895