Porto Alegre passará pelo maior recadastramento imobiliário desde 1980

Porto Alegre passará pelo maior recadastramento imobiliário desde 1980

Trabalho, que inicia na quarta-feira, será feito por etapas e concluído em 2015

Rádio Guaíba

Porto Alegre passará pelo maior recadastramento imobiliário desde 1980

publicidade

A Secretaria Municipal da Fazenda confirmou que, a partir desta quarta, Porto Alegre passará pelo maior recadastramento imobiliário desde a década de 1980. O RecadastraPoA vai coletar dados sobre 100 mil imóveis, a serem utilizados no planejamento urbano e em melhorias na cidade, em áreas como urbanismo, abastecimento de água e saneamento.

Agentes a serviço da Prefeitura devem visitar residências e pontos comerciais pré-selecionados, a partir da área central e chegando aos bairros de forma gradativa. O trabalho vai ser feito por etapas e só deve ser concluído em 2015.

Para a segurança do proprietário, a Secretaria garante que todos os agentes vão trabalhar uniformizados e identificados com o crachá da Prefeitura. Se o proprietário ou outra pessoa presente no imóvel durante a visita tiver dúvidas pode ligar para o telefone 156, opção 4. É possível, ainda, agendar a visita do fiscal, marcando o horário mais adequado para o recadastramento.

O RecadastraPoA é a etapa final de um aerolevantamento, iniciado em 2010 e que é parte do projeto de modernização da base de dados urbanos da Capital. Esse processo também serve para atualizar a base cartográfica do município, que hoje utiliza o sistema do início do século passado (1903), além de renovar o cadastro imobiliário, que é de 1957. Com as informações já captadas, as ferramentas de geoprocessamento geraram mapas por assunto, como escolas, postos de saúde, paradas de ônibus, vegetação e hidrografia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895