Porto Alegre recebe 35.230 doses da Coronavac

Porto Alegre recebe 35.230 doses da Coronavac

Com noto lote, município que passar para a segunda fase de vacinação ainda nesta semana

Cláudio Isaías

Com noto lote, município que passar para a segunda fase de vacinação ainda nesta semana

publicidade

Os servidores municipais da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde (DGVS) receberam, nesta segunda-feira, uma nova remessa da vacina Coronovac desenvolvida pela Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Em uma ação rápida, os funcionários realizaram a retirada das 35.230 doses das caixas.

As vacinas foram colocadas na sala de imunização da DGVS na avenida Padre Cacique, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, onde a temperatura era de 2 a 8 graus. Os funcionários receberam as vacinas e trataram de organizar o armazenamento adequado.

A imunização contra a Covid-19 em Porto Alegre será feita em quatro etapas. A primeira atendeu profissionais da saúde de linha de frente, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e quilombolas. As próximas etapas dependerão do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

Os profissionais dos hospitais de Clínicas, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, do Divina Providência, do Mãe de Deus, do Moinhos de Vento, do São Lucas da Pucrs e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) seguem sendo vacinados. Desde o começo da imunização contra a Covid-19 no GHC, em 20 de janeiro, até o dia 4 de fevereiro, 6.177 profissionais da instituição de saúde já foram vacinados - sendo 4.362 nos hospitais Conceição e Criança Conceição, 986 no Hospital Cristo Redentor, 578 no Hospital Fêmina e 251 na UPA Moacyr Scliar.

O GHC recebeu, até o momento, 7.729 doses da vacina. O critério de priorização obedece ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) e orientações da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. O GHC está aplicando as doses de vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde, dentro do PNI, conforme disponibilização. As doses são repassadas pelo Governo do Estado e do Município às instituições de saúde. O Grupo Conceição está constantemente em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, solicitando novas doses para contemplar todos os trabalhadores da instituição.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o início da vacinação para idosos acima de 85 anos em unidades de saúde selecionadas começa seguramente nessa semana, mas não no dia de hoje. Segundo a secretaria, é preciso antes receber os lotes de vacinas, organizar o armazenamento adequado e preparar a distribuição. Essa logística exige tempo e cuidados que não podem ser executados em prazo tão curto. A SMS planeja anunciar no início da semana a data correta e a lista dos postos de saúde que serão definidos pela área de Atenção Primária à Saúde da secretaria para a imunização dos idosos com mais de 85 anos.  

O Ministério da Saúde informou que está trabalhando em todas as frentes para que haja o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19. Mesmo com a autonomia de estados e municípios na distribuição e aplicação das vacinas, a pasta, em uma gestão tripartite, alerta para a necessidade de se seguirem as orientações coordenadas pelo Ministério da Saúde, que prevê ciclos de vacinação de acordo com os grupos prioritários definidos em estudos populacionais com a comunidade científica.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895