Geral

Porto Alegre recebe mais 100 mil doses de vacina contra gripe A

Medida foi tomada devido à baixa adesão à campanha e ao aumento de casos de óbitos

Com a retomada da vacinação contra a gripe A para grupos de risco na rede básica de saúde, a partir de um lote de 10 mil vacinas enviado ainda na sexta-feira passada pelo Ministério da Saúde, os postos e emergências da Capital recebem, nesta terça, mais 100 mil doses a fim de imunizar a população.

Mesmo que o número de casos de morte em função da doença siga aumentando no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o secretário municipal da Saúde, Marcelo Bósio, descartou que haja surto da doença, como em 2009. “Não acredito que se reflita aqui porque o vírus está circulando há bastante tempo, mas destaco a importância de imunizar os grupos risco como as gestantes, crianças e idosos”, adverte.

Entre os últimos casos relatados de H1N1 na Capital, uma criança de 11 meses foi vacinada e já teve alta hospitalar. O vírus também infectou uma mulher de 58 anos que não havia se imunizado. Desde janeiro, já chega a 10 o número de casos confirmados de gripe A em Porto Alegre, com uma morte, ainda que a Secretaria Estadual da Saúde só registre, oficialmente, nove ocorrências da doença na cidade.

Dicas para evitar o contágio:


- Grupo de riscos devem ser imunizados;
- Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- Ventilar os ambientes.

Bookmark and Share