Porto Alegre teve a confirmação de dois casos importados de dengue no começo deste ano. As pessoas, que contraíram a doença em viagem, tiveram os quadros constatados em janeiro. Uma delas contraiu a doença em Goiânia (GO) e a outra em Lorena (SP). A informação foi confirmada pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira.
Como os casos ocorreram com pessoas que vieram de outras cidades, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para que as pessoas que vão viajar para locais com o vírus aumentem os cuidados. Entre as medidas, estão a utilização de repelente e uso de roupas que protejam as áreas do corpo mais expostas.
Mata da presença do aedes aegypti na Capital
De acordo com o monitoramento inteligente da dengue feito pela Prefeitura, a infestação do aedes aegypti adulto em Porto Alegre é alta na semana epidemiológica 5 (entre os dias 1º e 7 de fevereiro). A presença do mosquito nos 22 bairros de Porto Alegre que têm instaladas as 714 armadilhas de monitoramento pode ser acompanhada no mapa semanal publicado no site sobre o tema.
Em Porto Alegre, cerca de 75% dos criadouros dos mosquitos estão em imóveis residenciais. Cuidados para eliminar os focos do mosquito vetor previnem surtos da dengue e da febre chikungunya e são fáceis de fazer. O ciclo de vida do mosquito é de sete a dez dias. Assim, se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana será possível evitar o nascimento de novos mosquitos.
Porto Alegre registra dois casos importados de dengue
Capital tem alta presença do mosquito Aedes aegypti