Porto Alegre registra fila para vacinação contra Covid-19 em mulheres com 58 anos

Porto Alegre registra fila para vacinação contra Covid-19 em mulheres com 58 anos

Também foram contemplados no dia de hoje profissionais da educação do ensino fundamental privado e grávidas e puérperas

Gabriel Guedes

Vacinação para mulheres com 58 anos foi liberado em Porto Alegre

publicidade

A semana começou em Porto Alegre permitindo a vacinação contra Covid-19 para mulheres com idades a partir dos 58 anos. A primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz para o grupo foi disponibilizada em 26 unidades de saúde e nos drive-thrus montados na PUCRS e nos hipermercados do Big Sertório e no BarraShopping Sul. A procura não foi grande, mas teve filas. 

Também estiveram contemplados na vacinação profissionais de educação do ensino fundamental privado, além dos demais que já vinham sendo imunizados. Gestantes e puérperas já podem receber a primeira dose com Pfizer, em 12 unidades de saúde.

Na PUCRS, a vacinação começou às 9h. O primeiro da fila estava aguardando desde às 5h30min, com o pai. “Estou esperando há bastante tempo. A gente tem os protocolos, mais tranquilidade mesmo, só com a vacina”, conta a professora da rede particular Mônica Schibelbein Dutra Lima, 34 anos.

Na fila também estava uma mulher, de 58 anos, que preferiu não se identificar, moradora do bairro Petrópolis, “esperando ansiosamente para sair do exílio”. Houve filas que não passavam de uma quadra no Centro de Saúde Modelo, na Unidade de Saúde Camaquã, na Zona Sul, e também no Santa Marta, no Centro Histórico.

A aplicação da segunda dose do mesmo imunizante, esteve suspensa em parte desta segunda-feira, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu remanejar os estoques e retomou a aplicação da D2 no Centro de Saúde Modelo e Unidades de Saúde Santa Cecília e São Carlos.

Segundo a SMS, ao longo da semana serão contemplados homens na mesma idade e definidas novas faixas etárias para ambos, conforme a disponibilidade de vacinas. A expectativa é normalizar a aplicação da D2 da Astrazeneca/Fiocruz nesta terça-feira.

Somente em Porto Alegre, nove mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose desta vacina na data prevista na carteira de vacinação e devem procurar as unidades de saúde para a regularização. Também faltam 39 mil doses de Coronavac para completar o esquema vacinal na Capital. Mas ainda não há previsão de recebimento deste último.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895