Porto Alegre registra maior procura pela 1ª dose da vacina contra Covid-19

Porto Alegre registra maior procura pela 1ª dose da vacina contra Covid-19

Pessoas a partir de 28 anos com comorbidades formaram filas à espera da aplicação na Unidade de Saúde Modelo, no bairro Santana

Gabriel Guedes

Unidade de Saúde Modelo registrou filas na manhã desta terça-feira

publicidade

Com base na quantidade de vacinas Coronavac/Butantan disponíveis para a segunda dose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu estender até esta terça-feira o período da aplicação para a faixa etária a partir dos 65 anos. Também iniciou a aplicação da primeira dose no grupo das comorbidades baixa para 28 anos, que receberam a Astrazeneca/Fiocruz. Mas ao contrário do dia anterior, a maior procura foi por quem precisava da primeira dose, até mesmo com a formação de filas. Já para quem foi fazer segunda dose da Coronavac, encontrou baixo movimento.

No Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, poucas pessoas aguardavam pela segunda dose da Coronavac no começo da manhã. "Quando meu mano veio tomar vacina, dava a volta na quadra e ainda estava chovendo. Hoje está bem bom", conta a moradora da região, Loí da Silva Alves, que chegou pouco antes das 8 horas para completar a sua vacinação. No mesmo local, estava também sendo aplicada a primeira dose da Astrazeneca, mas também não havia uma grande espera.

No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, a procura pela segunda dose da Coronavac era surpreendentemente baixa. Tanto é que por muitos momentos, a equipe dedicada estava praticamente parada, aguardando a chegada das pessoas pelo acesso da avenida Jerônimo de Ornelas. Por outro lado, literalmente, na avenida João Pessoa, em uma fila, cerca de 50 pessoas aguardavam para tomar a primeira dose da vacina da Astrazeneca.

Recém recuperada de câncer, Camila Lorenzi, 31 anos, foi uma das pessoas com comorbidades a procurar o local. "É um alívio. Eu estava na maior expectativa. E não importa qual é a vacina, o importante é estar no braço", comemora. "Eu até esperava mais movimento", conta a moradora do bairro Santana, Gabriela Rodrigues, 28 anos, que também se vacinou por causa do seu diagnóstico de asma. Ambas receberam doses da Astrazeneca.

A segunda dose da Coronavac foi aplicada na tenda do estacionamento externo do Shopping Bourbon Country, no drive-thru da PUCRS e em 12 unidades de saúde. Já a primeira dose da Astrazeneca estava disponível em 33 unidades de saúde, Serviço de Assistência Especializada (SAE) do bairro Santa Tereza e do Centro Histórico, 21 farmácias parceiras, além do Bourbon Country e PUCRS. Já a segunda dose deste imunizante estava disponível apenas na tenda, no drive-thru e nas unidades de saúde Santa Cecília, Santa Marta, Modelo e IAPI.

Até a segunda-feira, 93 mil moradores de Porto Alegre precisavam receber a segunda dose da Coronavac, mas com a chegada de mais 188.800 doses desta vacina, nesta terça ao RS, será possível reduzir as faixas etárias no decorrer desta semana. 

Como as doses precisam ser primeiramente estocadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e depois distribuídas aos municípios, a data de entrega e quantidade de doses para Porto Alegre ainda não estão definidas. A estimativa é iniciar ainda nesta semana a aplicação dos imunizantes. 

O Estado tem ainda a expectativa de receber 269.100 doses de AstraZeneca/Fiocruz e 39.780 de Pfizer/BioNTech. Com esta nova remessa será possível avançar na vacinação do público com comorbidades ao longo da semana.

Para receber a segunda dose de Coronavac, é necessário apresentar documento de identidade com CPF e cartão de vacinação recebido no ato da primeira dose.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895