Porto Alegre registra pouca movimentação durante feriadão de Carnaval

Porto Alegre registra pouca movimentação durante feriadão de Carnaval

Estabelecimentos comerciais mudaram horário de funcionamento

Mauren Xavier

Feriadão de Carnaval mudou drasticamente a paisagem pelas ruas centrais de Porto Alegre

publicidade

O feriadão de Carnaval mudou drasticamente a paisagem pelas ruas centrais de Porto Alegre no início da manhã desta segunda-feira. O movimento no trânsito e nas ruas surpreendeu, destoando totalmente de um início de semana normal. Ao invés do barulho do carros, o silêncio predominou ao longo da manhã. Um exemplo era o fluxo na avenida Mauá, onde poucos ônibus e carros passavam. Normalmente, o congestionamento é grande. O mesmo acontece no Túnel da Conceição, onde a circulação de veículos é grande no início do dia.

Na avenida João Pessoa, junto à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em várias ocasiões a via ficou completamente vazia. No entorno do Parque da Redenção, a situação também era calma. Em outros pontos, o trânsito permaneceu bem mais tranquilo ao longo do dia, como na Osvaldo Aranha, Beira Rio e na Protásio Alves. Para a poda de árvore, houve bloqueio na avenida Ipiranga, perto da rua Santana, no sentido centro-bairro, mas não chegou a provocar congestionamentos.

A cidade vazia refletiu ainda no comércio do centro da cidade. Na rua dos Andradas, onde a movimentação é intensa todos os dias, poucos clientes circulavam nas lojas. Alguns estabelecimentos optaram por não abrir no início da manhã, permanecendo com as grades fechadas. A quantidade de pessoas também era baixa em função do fechamento dos bancos. O atendimento foi suspenso na sexta-feira e só será retomado na quarta-feira, após às 12h.

O funcionamento nesta terça-feira também deverá ser um pouco diferenciado. Isso porque, de acordo com a convenção coletiva, os estabelecimentos podem optar se funcionam ou não nesta terça-feira, ou se vão adotar horário reduzido. Nesta terça, os ônibus funcionam em horário de domingo e feriado. A tendência é que o movimento na cidade volte a aumentar na terça-feira e na manhã de quarta-feira.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895