Porto Alegre sedia feira de descarte de equipamentos eletrônicos

Porto Alegre sedia feira de descarte de equipamentos eletrônicos

Entrega poderá ser feita das 9h às 18h, no estacionamento do Gasômetro<br />

Thaís Salvagni / Rádio Guaíba

publicidade

A terceira edição da Feira de Descarte de Equipamentos Eletrônicos ocorre neste sábado na Capital. Com o slogan “Não devolva para a natureza o que ela não produziu”, o evento organizado pela prefeitura será realizado no estacionamento da Usina do Gasômetro, das 9h às 18h. Para quem não deseja sair do veículo, a entrega do material pode ser feita também pelo sistema drive-thru. Segundo a secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Deborah Pilla Villela, os porto-alegrenses poderão descartar equipamentos e periféricos de informática, computadores antigos, mouses, fios, câmeras digitais, baterias e celulares. As pilhas não serão aceitas nesta edição.

Conforme dados da secretaria, cada pessoa produz meio quilo de lixo eletrônico por ano no País e o problema é que grande parte da população ainda não sabe o que fazer com este tipo material. Deborah ressalta que a ideia da feira é mostrar a importância do descarte correto desse tipo de produto, que pode ser prejudicial à saúde. “Quando a população descarta este material no lixo comum, esse lixo eletrônico causa uma série de problemas e doenças. Chumbo e mercúrio costumam ir direto para o solo e, obviamente, para o meio ambiente, o que é ruim até para os animais e catadores que entram em contato com esses produtos nos lixões”, explica.

Os equipamentos arrecadados serão encaminhados a uma empresa de reciclagem parceira do município, responsável pelo transporte, desmonte, triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes. As duas primeiras edições da feira arrecadaram mais de 40 toneladas de lixo eletrônico. Durante todo o dia a população terá ações de educação ambiental, como a mostra de robôs produzidos à base de sucata eletrônica e movidos à energia solar, exposição de painéis fotográficos sobre o ciclo econômico da reciclagem tecnológica e a apresentação na prática de como é feito o desmonte de equipamentos e periféricos.

Além da feira, a Prefeitura da Capital disponibiliza quatro pontos fixos de coleta: prédio da Procempa, capatazia da Glória, capatazia da Usina do Gasômetro e Travessa Carmen. Amanhã também será anunciado um quinto ponto de coleta, na Loja Leroy Merlin, na zona Norte da cidade.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895