Porto Alegre segue com vacinação para pessoas com 60 anos neste sábado

Porto Alegre segue com vacinação para pessoas com 60 anos neste sábado

Drive-thrus atendem até as 17h na capital gaúcha

Taís Teixeira

O aposentado Rogério Lara recebe a vacina da filha Carolline Lara

publicidade

A estrutura de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais conta com nove locais disponíveis neste sábado, em Porto Alegre. Três drive-thrus atendem até as 17h e seis unidades de saúde, até as 15h. As vacinas aplicadas hoje são da Astrazeneca para primeira dose e Coronavac para a segunda.

No drive-thru do estacionamento do Big Barra Shopping Sul, a fila de carros era longa, na manhã deste sábado, e extrapolou o espaço interno do local, se estendendo pela avenida Diário de Notícias. A gerente distrital e responsável pela vacinação no Big Barra Shopping Sul, Deise Rocha, disse que a previsão era de vacinar cerca de duas mil pessoas.

Ela explica que o processo começa com os idosos passando por uma triagem para conferência de documentos e coleta de informações sobre a saúde e depois seguem para os  seis box de vacinação distribuídos no local.  A equipe de trabalho tinha oito aplicadores, além de outros colaboradores da prefeitura e do Exército Brasileiro. "Em média, 40 pessoas, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, acadêmicos de enfermagem na prefeitura e militares, que deram suporte na organização, estavam presentes", descreve.

Na parte da manhã, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo esteve no local para distribuir o material de conscientização sobre os cuidados com a saúde necessários durante a pandemia. O chefe do executivo municipal destaca que a intenção é homenagear as pessoas que se destacaram pelo cumprimento dos protocolos sanitários em 2022. "Queremos premiar quem se comprometeu no aniversário de Porto Alegre do ano que vem, mas ainda não temos um modelo definido de como faremos essa distinção", relata.

Vacinação com emoção

Receber a primeira dose da imunização teve um significado diferente para o aposentado de 60 anos, Rogério Lara. Isso porque quem aplicou a vacina nele foi a filha, a acadêmica de enfermagem do nono semestre da Ufrgs, Carolline Lara. Com os olhos marejados, o pai descreve a dupla emoção. "Aliviado de ficar mais protegido e com muito orgulho da minha filha”, enfatiza.

Para a estudante, o sentimento não foi diferente. “Foi muito emocionante, eu estava nervosa, queria muito vacinar meu pai e que bom que ele conseguiu chegar no meu box”, comenta.

Com o carro lotado, o publicitário Rafael Pintado trouxe os pais e a madrasta para receberem a segunda dose.  Com celular na mão, registrava todos os momentos. “ Estou mais tranquilo com a segunda dose, mas seguiremos atentos aos cuidados”, reforça. A mãe, a aposentada de 70 anos, Maria da Graça Pintado, comemora. “ Dá mais esperança para passar por isso”, acredita. 
 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895