Porto Alegre tem movimento tranquilo na vacinação dos idosos de 63 anos

Porto Alegre tem movimento tranquilo na vacinação dos idosos de 63 anos

Postos de saúde e drive-thrus não registraram aglomerações

Claudio Isaías

Porto Alegre começou a vacinação de idosos de 63 anos

publicidade

O movimento para a vacinação dos idosos com 63 anos ou mais foi tranquilo na manhã desta terça-feira nos postos de saúde e nos drive-thrus. Os servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os militares do Exército estavam preparados para uma grande circulação de pessoas nas 30 unidades de saúde e nos três pontos onde é permitido a imunização dos idosos sem deixar o carro. No entanto, o que se viu nesta manhã, foi pouca gente nestes locais. 

O Centro de Saúde Modelo, um dos locais procurados da Capital, não tinha fila e nem aglomeração. No drive-thru do Big Sertório, da PUCRS e do Big BarraShoppingSul a movimentação de carros foi fraca. No posto de saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, o aposentado Pedro Fonseca, 63 anos, disse que estava feliz por ter realizado a vacina contra a Covid-19. Já a dona de casa Célia Ferreira , 64 anos, que estava acompanhada da filha Isadora, elogiou o trabalho dos profissionais da saúde e desejou que todos os brasileiros possam ser vacinados contra o coronavírus o quanto antes. 

Para se vacinar 

Para aplicação da primeira dose da vacina, é necessário levar documento com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. No caso  da segunda dose, é preciso levar documento com CPF e a carteira de vacinação com registro da primeira aplicação. Isso agiliza o atendimento e garante o registro e a comprovação de que a imunização está completa.

Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar uma unidade de saúde e solicitar outro. As unidades podem acessar o sistema e resgatar o registro da aplicação da primeira dose. Sem o cartão, não é possível receber a segunda dose.

Profissionais dos serviços de saúde 

As 19 farmácias parceiras da Prefeitura na campanha de vacinação contra a Covid-19 continuam imunizando profissionais da área de apoio de serviços de saúde ao longo desta semana. O horário de atendimento nas farmácias é das 9h às 17h, com exceção da Panvel do Iguatemi, que atende das 10h às 17h. Hoje, os vacinados serão os trabalhadores de 34 anos ou mais e na quinta-feira, os profissionais com 31 anos ou mais.

Na sexta-feira, a imunização será para quem tem 28 anos ou mais. Os profissionais liberais também seguem sendo atendidos nas farmácias. Tanto os trabalhadores da saúde quanto os profissionais liberais devem apresentar documentação específica, conforme divulgação anterior. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que quem também pode procurar a vacinação nas farmácias parceiras são os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças e trabalhadores da limpeza) que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, como clínicas, ambulatórios, farmácias, drogarias e consultórios.

Servidores do IGP

Já a vacinação dos servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP), lotados em Porto Alegre, será concluída nesta quarta-feira. A imunização que começou na segunda-feira, dia 12, está sendo realizada no Centro de Saúde do IAPI. Nesta terça-feira, foram vacinados os servidores acima de 40 anos e na quarta-feira será os que tem mais de 20 anos.  

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895