Porto Alegre tem movimento tranquilo para vacinação contra Covid-19 para pessoas com 56 anos

Porto Alegre tem movimento tranquilo para vacinação contra Covid-19 para pessoas com 56 anos

Profissionais da Educação do nível médio também puderam se vacinar nesta quarta-feira

Cláudio Isaías

Vacina foi ampliada para pessoas com 56 anos em Porto Alegre

publicidade

O movimento foi tranquilo, nesta quarta-feira, em postos da saúde de Porto Alegre para homens e mulheres com 56 anos ou mais e profissionais da educação do nível médio e profissionalizante da rede que foram se vacinar contra a Covid-19. A movimentação foi intensa no Centro de Saúde Modelo, na Unidade de Saúde Santa Cecília e no Centro de Saúde Santa Marta.

Por volta das 9h, o Modelo recebeu mais de 70 pessoas, que aguardavam acesso ao posto pelo portão da avenida João Pessoa com a fila chegando na rua Laurindo. A auxiliar administrativa Clarice Medeiros, 56 anos, elogiou o trabalho da equipe do posto de saúde e disse que a vacinação foi bem rápida.

A dona de casa Rosa Maria Rodrigues, 56 anos, disse que estava ansiosa por realizar a vacina. "Estou feliz, mas é preciso redobrar os cuidados como o uso de máscara e o distanciamento social", ressaltou. João Timóteo Teixeira, 58 anos, afirmou que estava feliz por ter feito a imunização. A Unidade de Saúde Santa Cecília também teve uma intensa circulação de público. Por volta das 8h, a fila na rua São Manoel chegou até a avenida Protásio Alves. No Santa Marta, mais de 160 pessoas estavam na fila aguardando pela imunização.

As vacinas oferecidas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram a Oxford/AstraZeneca e Pfizer para doses 1 e 2. A Pfizer foi exclusivamente oferecida para gestantes e puérperas. As pessoas com 56 anos ou mais tiveram que apresentar documento de identidade e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais da educação, foi necessário documento de identidade com foto e CPF, contracheque ou crachá e declaração da instituição de ensino a que o profissional está vinculado.

Para a aplicação da segunda dose, a pessoa tinha que apresentar documento de identidade e carteira de vacinação com registro da primeira dose. Não foi realizada vacinação em farmácias. A segunda dose da vacina Pfizer foi feita apenas em três unidades de saúde. Pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.

A aplicação da primeira dose da Oxford/AstraZeneca ocorreu em 34 unidades de saúde e em três pontos de drive-thru - hipermercados Big Sertório e BarraShoppingSul e no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O prédio da universidade chegou a ter 100 carros no horário da abertura, às 9h. Uma hora depois, a fila já havia sido extinta. A Secretaria Municipal da Saúde informou que a vacinação contra a Coronavac não está sendo realizada.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895