Porto Alegre vacina adolescentes de 14 anos

Porto Alegre vacina adolescentes de 14 anos

Movimentação foi tranquila em postos da Capital

Cláudio Isaías

publicidade

Os adolescentes com 14 anos começaram a ser vacinados nesta quarta-feira contra a Covid-19 em Porto Alegre.  Um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontou 17.371 jovens que serão imunizados nesta faixa etária com o imunizante da Pfizer. A aplicação da primeira dose foi realizada em 36 unidades de saúde e 19 farmácias parceiras. Nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, a movimentação foi tranquila no Centro de Saúde IAPI, na zona Norte, na unidade de saúde Bananeiras, no bairro Aparício Borges, e no Centro de Saúde Santa Marta.

No IAPI, os adolescentes começaram a chegar por volta das 9h para realizar a imunização e não havia filas e nem aglomeração de pessoas. O jovem João Flavio Pereira, 14 anos, que estava na companhia da sua mãe Fabiane, afirmou que estava ansioso pela vacinação. "A vacina vai possibilitar que a gente possa reencontrar os amigos e que em breve possamos voltar a escola", destacou. Já Matheus Iury Krupp, 14 anos, que foi com o seu pai Carlos Fernando se vacinar, disse que a vacina contra o coronavírus é importante para proteger os familiares e amigos. O adolescente Gabriel Flores, 14 anos, que recebeu o apoio do seu pai Vicente para se imunizar, disse que é preciso que toda a população tenha consciência da importância da vacina.   

 A vacinação dos 14 anos ou mais também foi realizada no shopping João Pessoa, e nos drives-thrus dos shoppings Bourbon Wallig e BarraShoppingSul. No período da tarde, a ação de imunização está sendo feita no Largo Glênio Peres, das 13 às 19h. O Rolê da Vacina é realizado em dois locais: na Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, no bairro Rubem Berta. O publico é atendido nesses locais das 9h às 16h.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. No caso dos adolescentes de 12 e 13 anos com comorbidades, é necessário comprovar a condição - receita, laudo de exame ou relatório médico. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até o dia 28 de julho. A segunda dose da Pfizer é aplicada em 19 farmácias parceiras e 36 unidades de saúde, além do Shopping João Pessoa, drive-thru Bourbon Wallig, drive-thru BarraShoppingSul e Largo Glênio Peres.

Com relação à segunda dose de Coronavac e AstraZeneca, está mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 25 de agosto (Coronavac) e dia 14 de julho (AstraZeneca) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. Na manhã de quarta-feira, teve prosseguimento a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 22 de março e aquelas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, até 25 de agosto. 
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895