Porto Alegre vacina contra a Covid-19 pessoas a partir de 31 anos nesta sexta

Porto Alegre vacina contra a Covid-19 pessoas a partir de 31 anos nesta sexta

A aplicação das doses será feita das 8h às 17h nos postos de saúde

Cláudio Isaías

publicidade

Homens e mulheres com 31 anos ou mais serão contemplados na sexta-feira com a vacinação contra a Covid 19. A aplicação das doses será feita das 8h às 17h nos postos de saúde. Porto Alegre também recebeu 10.020 doses da AstraZeneca destinadas à aplicação de segunda dose e 31.765 doses da AstraZeneca e da Coronavac, que serão utilizadas na aplicação da primeira dose para avançar na vacinação por faixa etária.

Nesta quinta-feira, a movimentação foi intensa nas 12 unidades de saúde e nos dois drive-thrus do Bourbon Wallig, na zona Norte, (o acesso foi feito de carro ou a pé) e drive do BIG BarraShoppingSul. No Bourbon Wallig, mais de 70 carros aguardavam o momento de entrar no estacionamento. Em função da grande circulação no local, os agentes da EPTC tiveram que orientar o trânsito na região. 

No auditório do colégio estadual Júlio de Castilhos, (referência para vacinação do Centro de Saúde Modelo), a fila tinha mais de 70 pessoas que aguardavam a aplicação da primeira dose da AstraZeneca. Muita gente chegou antes das 8h - horário de abertura dos postos de saúde. A publicitária Alissa Nunes, 32 anos, disse que ficou emocionada ao receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. "Estava aguardando esse momento e confesso que estou muito aliviada", revelou.

A publicitária fará a segunda dose da vacina no dia 30 de setembro. Já Luiza Burck, 32 anos, disse que estava ansiosa e chegou a pensar que a vacina fosse demorar mais tempo. "Estou muito emocionada e neste momento lembrei que toda a minha família (pais e avós) estão imunizados contra a Covid-19", acrescentou. 

No Centro de Saúde Santa Marta, a fila tinha cerca de 600 pessoas que chegaram por volta das 7h ao local. A movimentação também estava intensa na unidade de saúde Santa Cecília, na rua São Manoel, no bairro Santana. A fila de pessoas chegava quase na esquina na da avenida Protásio Alves.  

As pessoas com 32 anos ou mais também podem agendar a aplicação da primeira dose pelo aplicativo 156+POA. Há agendas disponíveis para esta semana na unidade de saúde Morro Santana. O serviço é oferecido das 18h às 21h. Já a aplicação da segunda dose de Coronavac está disponível para todos vacinados há 28 dias, em 20 unidades de saúde, das 8h às 17h. Já a aplicação da segunda dose da AstraZeneca é realizada em 32 unidades de saúde, das 8h às 17h, e em 21 farmácias parceiras, das 9h às 17h.

Nesta quinta, não houve aplicação da segunda dose da Pfizer. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passou a adotar o intervalo de dez semanas entre a primeira e segunda dose da Pfizer. Assim, quem recebeu a primeira dose a partir de 15 de junho deverá aguardar o novo prazo para receber o imunizante.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895