Porto Alegre vai ganhar 53 novos controladores de velocidade até dezembro de 2020

Porto Alegre vai ganhar 53 novos controladores de velocidade até dezembro de 2020

Pardais já foram colocados na zona Sul da Capital, mas ainda não estão operando

Cláudio Isaías

Equipamentos antigos já foram removidos de algumas avenidas de Porto Alegre

publicidade

Os 53 novos controladores de velocidade, também chamados de pardais pelos motoristas, deverão estar instalados até dezembro. Os equipamentos terão o sistema OCR de reconhecimento de placas, importante para o cercamento eletrônico de Porto Alegre, segundo informou nesta quinta-feira o diretor de Operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires. 

Segundo Ramires, um levantamento do programa "Vida no Trânsito" feito de 2012 a 2019 mostrou que 33% dos acidentes com óbito apresentou como principal fator de risco o excesso de velocidade. Na avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, na zona Sul da cidade, os pardais já foram colocados, mas ainda não estão funcionando. 

A empresa Focalle Engenharia Viária Ltda, venceu edital de licitação e substituiu a Perkons SA. Os equipamentos antigos foram retirados, por exemplo, de vias como a avenida Bento Gonçalves, Assis Brasil, Edvaldo Pereira Paiva e Nilo Peçanha. Segundo Ramires, os equipamentos vão auxiliar na segurança no trânsito, além de colaborar para a segurança pública, uma vez que integram o sistema de cercamento eletrônico do município. Em função do cercamento eletrônico, o diretor de Operações da EPTC informou que ocorreu uma redução de 61% em veículos roubados em Porto Alegre - o levantamento foi feito nos períodos de janeiro a agosto de 2018 comparado a janeiro a agosto de 2020. 

Os controladores de velocidade farão o registro de imagem e vídeo, tipo fixo, com função de leitura automática de placas, serviço de monitoramento e gestão das informações de tráfego. Conforme Ramires, o edital prevê contrato inicial de 12 meses com possibilidade de renovação por até 60 meses. Outra novidade é que os controladores de velocidade das avenidas Diário de Notícias, na zona Sul, Sertório e Bernardino Silveira Amorim, na zona Norte de Porto Alegre, serão colocados em dois pontos das vias.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895