* Com informações da Prefeitura de Porto Alegre
No primeiro dia de horário estendido, 61 pessoas foram atendidas na Unidade de Saúde São Carlos, que fica na zona Leste de Porto Alegre, das 18h às 22h dessa sexta-feira. O número superou a estimativa da Prefeitura de Porto Alegre, que previa 50 atendimentos a moradores da região da Lomba do Pinheiro e do Partenon.
A Unidade de Saúde São Carlos é a primeira a atender no horário alternativo e não apenas os pacientes de referência. O posto oferece o primeiro serviço básico de saúde com coleta de exames laboratoriais. Entre as 18h e as 22h, o local atende pelo sistema de acolhimento - sem necessidade de agendamento mas priorizando o estado de saúde de cada pessoa. Neste horário, a equipe conta com três médicos, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou a importância deste avanço para os moradores. “Estamos entregando um serviço completo e sustentável. Escolhemos um ponto de grande circulação de pessoas, dentro do Terminal Antônio de Carvalho, então de fácil acesso, e com serviços que antes a unidade de saúde não oferecia, que são os exames laboratoriais. Além disso pensamos em toda a estrutura, para que os pacientes tenham aqui o atendimento adequado e com segurança”, explicou.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou de um ato que marcou o início das atividades noturnas. Ele parabenizou a cidade pela iniciativa e falou sobre a necessidade de dar poder aos municípios para que decidam quais as ações e políticas públicas podem atender melhor os seus cidadãos de acordo com as necessidades e características locais. “Só quem vive aqui sabe o que é melhor para a cidade. E essa é uma medida muito importante para o trabalhador. Nem todos conseguem ir até a unidade de saúde buscar atendimento no horário de expediente. Para muitos, o horário alternativo é a única forma de acesso à saúde pública”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de saúde, Erno Harzheim, outra vantagem do horário estendido, além de ampliar o acesso da população ao serviço de saúde pública, é evitar o deslocamento para os Pronto Atendimentos. "Com isso estamos diminuindo a superlotação dos Pronto Atendimentos e as pessoas em casos de emergências passam a ser atendidos mais rapidamente", disse Harzheim.
Atendimento
A UBS está localizada em um grande terminal de ônibus (Terminal Antônio de Carvalho), a poucos metros de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o que facilita o acesso dos pacientes. A iniciativa irá beneficiar cerca de 177 mil moradores dos bairros Partenon e Lomba do Pinheiro. A Unidade Básica de Saúde Rubem Berta também mantêm funcionamento até as 22h, porém atende apenas pacientes de referência, ou seja, uma cobertura de 17 mil pessoas.
Das 7h às 18h, o atendimento na UBS São Carlos permanece normal, apenas para o público de referência da unidade. Durante o dia, a equipe continua sendo de cinco médicos, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, cinco auxiliares de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.
Posto de saúde de Porto Alegre atende 61 pessoas no primeiro dia de horário estendido
Unidade da Lomba do Pinheiro funciona até às 22h