Postos de saúde de Porto Alegre apresentam movimento sem filas para vacinação de pessoas com 52 anos

Postos de saúde de Porto Alegre apresentam movimento sem filas para vacinação de pessoas com 52 anos

Avanço da imunização foi elogiada por integrantes do novo grupo que foi atendido

Cláudio Isaías

publicidade

A vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre contemplou nesta quarta-feira homens e mulheres com 52 anos ou mais, fora dos grupos prioritários e sem comorbidades. Os postos de saúde apresentaram uma movimentação tranquila nas primeiras horas da manhã. Porém, não havia filas e nem aglomeração de pessoas. O público alertado pelos servidores da saúde tratou de manter o distanciamento na fila. A imunização foi realizada em 12 unidades de saúde e no drive-thru da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). As vacinas oferecidas foram da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz e da Pfizer.  

Na unidade de saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, o técnico em informática Renato Machado Moraes, 52 anos, afirmou que estava feliz por ter feito a imunização. "Espero que toda a população possa ser vacinada o mais rápido possível", ressaltou. Já a secretária Eliane Martins, 52 anos, elogiou o fato do avanço das faixas etárias na imunização contra o coronavírus. "Estamos chegando lá. Daqui toda a população estará vacinada", acrescentou. O movimento também foi tranquilo no Centro de Saúde Modelo e na unidade de saúde Santa Cecília, ambas no bairro Santana, e no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico.   

Trabalhadores da educação 

Durante a manhã, teve continuidade a imunização dos públicos que já vinham sendo atendidos na campanha: trabalhadores da educação no Ensino Superior, profissionais da Educação Infantil, Fundamental e Médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual. A vacina também foi aplicada para pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas e população de rua. Quem recebeu a primeira dose de Astrazeneca/Oxford há mais de 12 semanas também se vacinou nas unidades de saúde e no drive-thru da Pucrs.   

Documentos 

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, as pessoas com 52 anos ou mais precisaram apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Já os profissionais da educação e funcionários, foi necessário documento de identidade com foto e CPF, contracheque ou crachá e declaração da instituição ao qual o profissional está vinculado. Na aplicação da segunda dose, as pessoas tinham que levar documento de identidade e carteira de vacinação com registro da realização da primeira dose. 

Intervalo após vacinação da gripe 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.

Já a imunização contra o coronavírus para a população em situação de rua prossegue no Consultório na Rua - localizado no Centro de Saúde Santa Marta, na rua Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico. As equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) seguem com a abordagem e orientação para a necessidade da imunização das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A previsão da Secretaria de Saúde é que um total de três mil doses da vacina sejam aplicadas neste público. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895