Prédio comercial em bairro de Porto Alegre é interditado após tremor

Prédio comercial em bairro de Porto Alegre é interditado após tremor

Edifício fica no bairro Moinhos de Vento

Jessica Hübler

Prédio comercial em bairro de Porto Alegre é interditado após tremor

publicidade

O prédio comercial La Defense, localizado na rua Dona Laura, 320, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foi interditado pela Defesa Civil após um tremor que atingiu o local na tarde desta quarta-feira. Funcionários que estavam entre os andares 10º e 16º sentiram o prédio tremer e acionaram a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o agente da Defesa Civil de Porto Alegre, Jorge Brito, foi possível verificar que o eixo central do elevador estava torto, o que causou um princípio de queda. Os freios foram acionados e o elevador foi trancado, o impacto, ainda conforme Jorge, aparentemente ocasionou o tremor que foi sentido nos andares mais altos do prédio, pois o elevador estava localizado no 14º andar.

“O elevador é bastante pesado, pesa cerca de uma tonelada. Quando ele trancou, o choque deu uma sacodida do décimo andar do prédio para cima”, explicou. Após a chegada da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que evacuaram o prédio, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) chegou ao local e, após entender o que havia acontecido, emitiu uma notificação pedindo que a administração do prédio faça apresente à secretaria um laudo técnico de estabilidade estrutural.

Enquanto a equipe da Defesa Civil e da Smurb debatiam sobre as condições do prédio, foi possível observar que o gestor do local estava acionando uma equipe de engenharia para verificar o que ocorreu no elevador. A sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), que está em reforma, fica localizada no térreo do edifício que foi interditado. No total, 16 empresas serão prejudicadas. Enquanto o laudo não for apresentado, o prédio permanecerá interditado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895