Geral

Prédio da antiga confeitaria Rocco será desapropriado

Decreto da Prefeitura de Porto Alegre declarou espaço de utilidade pública

Prédio destativado é atração no Centro da Capital
Prédio destativado é atração no Centro da Capital Foto : PMPA / Divulgação / CP
A Prefeitura de Porto Alegre declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, o prédio onde funcionou a Confeitaria Rocco, na esquina entre as ruas Riachuelo e Doutor Flores, no Centro Histórico da Capital. A medida era necessária para a manutenção e a proteção da estrutura, tombada pelo poder público em 1997 em função do valor arquitetônico e cultural, já que a família dos herdeiros não pode arcar com os custos.

O decreto municipal, assinado pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) dessa segunda-feira. Uma das hipóteses é a de que a própria Prefeitura compre o prédio.

O imóvel, com tendências neoclássicas e barrocas na fachada externa e, internamente, de art nouveau, teve o projeto iniciado pelo arquiteto Salvador Lambertini e concluído pelo arquiteto Manuel Itaqui Barbosa Assumpção. Construído entre 1910 e 1912 para funcionar como fábrica de doces, confeitaria e salão de festas, o prédio soma 1.560 metros quadrados de área.

Entenda as esculturas


A estrutura da edificação é mista, composta de alvenaria de tijolos de barro e vigamentos de ferro trabalhado. Na fachada há três pares de esculturas denominadas atlantes: um jovem, representando a América e a fartura e um idoso, representando a Europa e a abundância. A figura feminina central está emoldurada por uma lira tendo ao seu lado duas crianças, em alusão às artes, em especial à música.

Bookmark and Share