Prêmio Exportação RS destaca empresas com melhores estratégias

Prêmio Exportação RS destaca empresas com melhores estratégias

Premiação ocorre no dia 23 de setembro e contará com público limitado a 500 pessoas

Felipe Samuel

publicidade

As 63 empresas que alcançaram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional serão reconhecidas no dia 23 de setembro, durante a premiação da 49ª edição do Prêmio Exportação RS, na Casa NTX, em Porto Alegre. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento - promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS - terá público limitado a 500 pessoas. 

Na principal categoria, a de Personalidade Competitividade Internacional 2021, o prêmio será entregue ao diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna. A premiação, dividida em oito categorias que destacam as organizações que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador, terá protocolos sanitários definidos, como uso de máscaras durante a circulação, distanciamento social de 2 metros e a utilização de álcool em gel, espalhados em totens pelo local. 

Presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest explicou que o número de empresas premiadas na edição deste ano é recorde. "A premiação é um reconhecimento a toda comunidade exportadora gaúcha", destaca. De acordo com Forest, em contraste com outros segmentos, o setor 'não foi tão afetado' pela pandemia do novo coronavírus. "Houve rompimento das cadeias de suprimentos globais, o que afetou a cadeia e abriu uma brecha que ainda não foi preenchida. Um exemplo é a falta de contêineres", avalia.

Ao destacar a importância da premiação, Forest afirma que o troféu é muito desejado. Em quase meio século, mais de 600 negócios já foram reconhecidos por obterem resultados de destaque com exportações em diferentes segmentos de atuação. "É preciso reconhecer para inspirar", assinala, ressaltando que a premiação é uma das maiores do segmento. Conforme Forest, os vencedores são escolhidos a partir de decisões do Conselho, composto por 16 entidades. 

O vice-presidente de Comércio Internacional da ADVB, Edmilson Milan, ressalta a importância do evento e a necessidade de 'passar um conteúdo relevante da sociedade exportadora gaúcha'. "É interessante passar bastante conteúdo, vai ser uma grande noite festiva", projeta. Ao avaliar o cenário econômico, Milan - que também é CEO do Prêmio Exportação - afirma que no ano passado boa parte do setor 'sentiu positivamente o câmbio desvalorizado'. Mas alerta que a desvalorização contínua do real pode causar problemas ao setor. 

Para o exportador, num primeiro momento é interessante (desvalorização do real), mas boa parte da indústria produtiva depende de matéria-prima importada, que ficou mais cara. O câmbio gera um fator positivo num primeiro momento, mas estamos há oito meses com câmbio desvalorizado e isso traz custos para o exportador", alerta. 

Sobre o Prêmio Exportação

O Conselho do Prêmio Exportação RS, grupo que avalia e premia as entidades gaúchas, é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador do Estado. São elas: ADVB/RS, Apex-Brasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895