Praia da Guarita recebe mutirão de limpeza em Torres

Praia da Guarita recebe mutirão de limpeza em Torres

Voluntários recolheram 45,2 quilos de lixo

Jessica Hübler

Praia da Guarita recebe mutirão de limpeza em Torres

publicidade

A Praia da Guarita, em Torres, recebeu a 17ª edição realizada no Rio Grande do Sul do “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” na manhã deste domingo. No trecho de 200 metros da faixa litorânea, os voluntários recolheram e classificaram 3,9 mil itens, totalizando 45,2 quilos de lixo. Os cinco itens mais encontrados foram pontas de cigarro; pedaços de plástico; embalagens de alimento; pedaços de vidro e canudos de refrigerante. Os dados coletados na costa gaúcha serão incorporados às estatísticas da Organização Não Governamental (Ong) Ocean Conservancy que visam retratar a poluição dos oceanos em todas as regiões do mundo.

A novidade desta edição foi a participação do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador nacional do evento entre 1995 e 2003, Salvatore Siciliano. Para ele, a ação realizada no litoral do RS destacou-se pelo entusiasmo de todos os voluntários, que transformaram a dramática questão do lixo nas praias em uma ação positiva por um ambiente mais saudável. “A ação pretende demonstrar a gravidade do problema da poluição dos oceanos e a necessidade imediata de encontrarmos alternativas para reverter o quadro existente”, afirma o professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) no Litoral Norte, Paulo Ott. De acordo com estudos recentes, estima-se que se nada for feito, em 2050, a quantidade de plásticos no mar irá ultrapassar a de peixes existentes.

A iniciativa internacional é realizada simultaneamente em mais de 100 países. Na praia gaúcha, o evento foi organizado em conjunto pelo Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres) e o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), em parceria com a Prefeitura de Torres, e contou com a participação de cerca de 300 pessoas. Conforme o coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson, as ações de limpeza da praia em Torres têm uma participação crescente de voluntários a cada ano e já se tornou uma marca do município.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895