Prefeito de Ametista do Sul fala dos preparativos para Expopedras 2022

Prefeito de Ametista do Sul fala dos preparativos para Expopedras 2022

Celebração de 30 anos da cidade ocorre em março do ano que vem

Christian Bueller

publicidade

O prefeito de Ametista do Sul, Jadir José Kovaleski, esteve em visita cortesia ao Correio do Povo, nesta quinta-feira. Acompanhado do secretário municipal da Agricultura, Antonio Moacir Tonet, falou dos preparativos para a comemoração de 30 anos da cidade, capital mundial da pedra preciosa que dá nome ao município. A celebração ocorre em março do ano que vem e culminará com a Feira Internacional da Pedra Ametista (Expopedras 2022), de 17 e 20 de março.

Segundo Kovaleski, o maior case turístico da cidade, localizada no extremo norte gaúcho, está no subsolo. "Outros sete municípios possuem jazidas, mas a maior é a nossa, com 40 metros de profundidade. Temos atrações subterrâneas, como vinícolas, restaurantes, queijaria e museu”, contou o prefeito. Outra novidade que poderá ser conferida pela população e visitantes em breve será a torre que ficará em anexo à Igreja São Gabriel, a única no mundo revestida por ametistas. “O edifício terá 64 metros e poderá ser acessado por escadas ou elevadores, será mais um grande mirante para a cidade”, ressaltou.

O secretário Tonet lembrou que a ametista é a pedra preciosa símbolo do Rio Grande do Sul. “Desde a ‘broca’ (extração) até chegar ao porto para a exportação, são gerados mais de 60 mil empregos. A China é o maior comprador, mas vêm muitos clientes dos Estados Unidos e Europa”, pontuou. A cidade, que fica a 460 quilômetros de Porto Alegre, no limite com Santa Catarina, sedia o Centro de Mineralogia, um espaço voltado para o estudo mais aprofundados dos minerais, que os cataloga de acordo com sua origem, ocorrência na natureza, formula química e principais usos, na indústria e cultura popular.

Ametista do Sul prepara o projeto “Nossa História”, um livro que contará a trajetória de três décadas do município desde os dois processos que resultaram na emancipação, em 20 de março de 1992. Ao fim do encontro, o prefeito Kovaleski e o secretário Tonet entregaram ao presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, o Guia Turístico com as atrações da cidade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895