Prefeito de Gravataí recebe garantia de mudança do pedágio na freeway

Prefeito de Gravataí recebe garantia de mudança do pedágio na freeway

Cobrança passará a ser realizada na altura da General Motors, em 2017

Rádio Guaíba

Cobrança passará a ser realizada na altura da General Motors, em 2017

publicidade

O prefeito de Gravataí, Marco Alba (PMDB), afirmou, na tarde desta quinta-feira, ter recebido a garantia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de que a praça de pedágio da freeway (BR-290) mudará de lugar. Hoje no km 78, deverá funcionar junto ao trecho da montadora General Motors, no km 64, a partir de 2017. A medida é uma reivindicação antiga dos moradores, hoje forçados a pagar pedágio para chegar a Porto Alegre pelo trajeto mais curto. A única alternativa para desviar da praça é usar o perímetro urbano de Cachoeirinha, o que também gera reclamações da prefeitura vizinha, que paga pelo desgaste do asfalto.

A mudança é uma das exigências do edital de concessão da freeway, que vai ser lançado em 2016, com validade a partir do ano seguinte. O contrato atual, com a Concepa, vence em 4 de julho de 2017. De acordo com a prefeitura, a empresa que vencer a licitação vai precisar assumir, também, as obras das vias laterais à rodovia, que serão construídas entre Porto Alegre e o bairro Barro Vermelho. O estudo de viabilidade, aprovado em maio, é desenvolvido pela Concepa, que venceu o edital, mas não há prazo definido para que as obras comecem.

Ainda conforme o prefeito, a alteração da praça se tornou essencial, diante do projeto das vias laterais, a fim de evitar que Gravataí se transforme em uma via de escape para o pedágio.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895