Almeida informou que na noite de quarta-feira, a prefeitura começou a avisar os moradores, com carros de som, que a enxurrada iria chegar ao Centro. “Muitas pessoas não conseguiram ter a dimensão do que iria acontecer. É um momento muito difícil que a gente não esperava.”
O resgate às pessoas que tiveram as casas alagadas começou às 2h desta quinta-feira, conforme o prefeito. As famílias estão sendo levadas para a prefeitura do município, para a Igreja da Medianeira e para a Colônia de Pescadores Z8. “Não temos como saber se há mortos ou desaparecidos”, afirmou Almeida.
Estradas estão alagadas
A BR 116 está interrompida em dois pontos, em São Lourenço do Sul, onde as cabeceiras das pontes Viúva Tereza e do Arroio do Pinto romperam, nos km 471 e 468. Diversos veículos estão ilhados, inclusive uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que se deslocava de Camaquã para o local e ficou presa no km 470. Um ônibus com passageiros também não conseguiu trafegar e os ocupantes estão fazendo a travessia a pé.
O desvio é feito por Caçapava do Sul, na Campanha, passando por Pantâno Grande. O trajeto é de cerca de 200 quilômetros. Os condutores que precisam chegar às cidades da Região Sul devem pegar a BR 392 e a BR 390, onde começam as interrupções das pistas.
Dois caminhões chegaram a cair no Arroio do Pinto, por volta das 3h desta quinta-feira. Os condutores não viram que a cabeceira da ligação havia sido levada pela correnteza e acabaram dentro da água. Um deles conseguiu sair sozinho, mas o outro ficou em cima do capô do veículo e aguardou o socorro dos bombeiros de Pelotas. Marcos Westhal, 39 anos, foi retirado com a ajuda de cordas e boias e levado ao Pronto Socorro Municipal de Pelotas, de onde recebeu alta às 7h53min.
A ERS 265 também está interrompida nos dois sentidos, no km 54, por causa do volume de água na pista, na localidade de Monte Alegre. Policiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) estão no local, sinalizando com cones. O CRBM pede que os motoristas evitem aquela região, pois não existe nenhum tipo de desvio.