Prefeitura apresenta plano de reabertura gradual do Rio de Janeiro

Prefeitura apresenta plano de reabertura gradual do Rio de Janeiro

Programa detalha seis etapas que serão reavaliadas quinzenalmente para reabertura do comércio e atividades econômicas

R7

Previsão da prefeitura do Rio de Janeiro é de que a cidade volte a funcionar de maneira plena em agosto

publicidade

O prefeito Marcelo Crivella anunciou a criação de um plano de reabertura gradual do município após uma reunião com o gabinete científico da prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo ele, a decisão foi tomada por unanimidade por acreditarem que o distanciamento social prolongado pode gerar outros danos, como aumento de mortes por outras comorbidades.

De acordo com Crivella, pacientes de outras doenças morrem por pausarem seus tratamentos. Também influenciou na decisão o fim da fila para ocupar os leitos de UTI e enfermaria de Covid-19 nos hospitais da rede da prefeitura.

O plano será publicado na terça-feira no Diário Oficiail, quando a cidade vai entrar na fase 1, que permite a abertura de concessionárias, lojas de móveis e decoração, atividades físicas ao ar livre, atividades aquáticas individuais no mar e atividades reliogiosas. Outros detalhes estarão no decreto.

Flávio Graça, superintendente de educação, inovação e projetos da Vigilância Sanitária, disse que o plano será divido em seis fases, que vão determinar em qual delas cada setor da economia será retomado.

Segundo Graça, as fases do plano vão ser avaliadas a cada 15 dias de acordo com duas classificações: capacidade de resposta do sistema de saúde – que avalia os leitos disponíveis no SUS – e a relevância econômica de cada atividade.

A previsão da prefeitura é de que a cidade volte a funcionar de maneira plena em agosto. Até lá, a população deve ficar atenta às avaliações e aos protocolos de prevenção. Após essa avaliação, a prefeitura vai decidir se avança para a fase seguinte, se mantém a fase vigente ou se retorna ao nível anterior.

Foto: Reprodução / CP


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895