Prefeitura autoriza o início dos serviços de drenagem no entorno da Arena do Grêmio em Porto Alegre

Prefeitura autoriza o início dos serviços de drenagem no entorno da Arena do Grêmio em Porto Alegre

Serviços deverão ser concluídos em 90 dias a contar da emissão da ordem de serviço pelo Dmae

Cláudio Isaías

Em cerimônia no Paço Municipal, o prefeito Sebastião Melo e o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, receberam representantes da Arena para a assinatura

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre autorizou nesta quinta-feira o início dos serviços de drenagem no entorno da Arena do Grêmio. Durante solenidade no auditório da Secretaria de Administração, o prefeito Sebastião Melo e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, assinaram e entregaram para a Arena Porto-alegrense a autorização de execução dos serviços de drenagem.

O desassoreamento do canal Sul, de poços e canal de expurgo da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 5, localizada na rua Voluntários da Pátria. “Quando se construiu a Arena, uma série de pendências de mitigações e contrapartidas ficaram para trás. Agora, após acordo o Dmae vai fazer um trabalho de desassoreamento no canal sul, que vem trazendo sérios problemas para a região. Essa é uma obra pontual", ressaltou Melo.

A partir da aprovação do Plano de Trabalho pelo Dmae será feita a limpeza do canal Sul que encaminha as águas das chuvas à Estação de Bombeamento, bem como do poço de chegada da Ebap (limpo em duas etapas - uma imediata e outra após grande precipitação de chuva) e do canal de descarga, do outro lado da BR 290.

Já no canal que atravessa o beco Coca-Cola, entre a rua Voluntários da Pátria e a rua Frederico Mentz, deverão ser limpos os 360 metros da tubulação, que no cruzamento da Voluntários da Pátria conduz os efluentes por uma canalização de 1,5 metro de diâmetro. A previsão é que o desassoreamento neste ponto seja feito manualmente e com auxílio de bombas e equipamento sugador. Os resíduos removidos no processo de desassoreamento serão dispostos no local até secagem e destinação final.

Os serviços referidos deverão ser concluídos em 90 dias a contar da emissão da ordem de serviço pelo Dmae. “Esse momento é um grande passo. Depois de muitos anos, a prefeitura conseguiu firmar um acordo, já fez os primeiros trabalhos no local e aprovou o plano de ação da empresa. Essas obras irão trazer resultados há muito tempo esperados pela população e são as primeiras intervenções do que está previsto no acordo”, destaca o diretor-geral do Dmae.

A solenidade contou também com as presenças do representante da Arena Porto-Alegrense, o diretor-presidente Mauro Guilherme Teixeira de Freitas Araújo, e o diretor de Operações Paulo Sérgio Cunha Rossi. O acordo definitivo para a retomada das obras do entorno da Arena foi assinado no dia 9 de abril.

O documento prevê a conclusão de todas as obras no prazo de 58 meses a contar da aquisição da Arena pelo Grêmio, o que deve ocorrer até o dia 7 de outubro deste ano. Assinado pela prefeitura de Porto Alegre, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Arena Porto-alegrense, OAS, Karagounis, Albisia, Acauã e Grêmio, o acordo repactua as obrigações assumidas em 2014. As obrigações assumidas pela OAS Investimentos terão custo aproximado de R$ 44 milhões.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895