Prefeitura começa nova fase de retirada de entulhos de Porto Alegre

Prefeitura começa nova fase de retirada de entulhos de Porto Alegre

Executivo segue com reconstrução da cidade após o temporal do dia 29 de janeiro

Karina Reif

Equipes do DMLU começaram a limpar os resíduos no solo do temporal de janeiro

publicidade

Equipes da prefeitura amanheceram retirando entulhos de parques da Capital nesta quarta-feira. Esse foi o início de mais uma fase de reconstrução da cidade após o temporal do dia 29 de janeiro. Três retroescavadeiras e seis caminhões foram usados para o trabalho. Das 7h às 10h, os 12 grupos de profissionais já haviam retirado dez caçambas de galhos de árvores e troncos no Marinha do Brasil. O operador de máquinas Valdir Moraes Nogueira disse que a remoção tem sido diária, mas ainda não foi possível dar conta do volume. As ações foram definidas pelo Comitê de Emergência e Governança.

A partir desta quinta-feira, oito equipes com motosserras reforçarão o trabalho no Parque Harmonia. No Parque Farroupilha, a Redenção, a estimativa é que 90% do serviço já esteja concluído. O objetivo é terminar a limpeza de tudo o que está no solo nos próximos dez dias.

Após a etapa da remoção dos resíduos depositados no chão, será iniciada a retirada de galhos pendurados nas copas das árvores, com utilização de caminhões-cesto e muncks.  O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informou que as equipes já recolheram mais de 9,5 mil toneladas de entulhos derrubados nas vias, parques e praças da cidade. Os estragos causados pelo fenômeno climático foram comparados aos danos produzidos por um furacão de categoria 1. Um grupo, com a participação dos Centros Administrativos Regionais (CARs), fará um levantamento das áreas pontuais que ainda precisam de reparos.

A população está sendo alertada sobre a forma correta de descarte. As irregularidades são passíveis de multas que podem chegar a R$ 5.256,14, conforme prevê o Novo Código de Limpeza Urbana.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895