Prefeitura de Canoas e Trensurb darão início a estudo de viabilidade do Aeromóvel

Prefeitura de Canoas e Trensurb darão início a estudo de viabilidade do Aeromóvel

Uma vantagem do sistema é a possibilidade de integração com o Trensurb e a não interferência nas vias públicas já existentes

Correio do Povo

Assinatura para construção do aeromovel

publicidade

Prefeitura de Canoas e Trensurb assinaram nesta quinta-feira o protocolo de intenção para estudos de viabilidade da implantação de Aeromóvel na cidade. A partir do acordo, serão realizados, num prazo de 24 meses, estudos técnicos, de viabilidade, estruturais e econômicos para ver se existe possibilidade de implantação desse sistema de transporte na cidade.

Segundo o Prefeito de canoas, Jairo Jorge, diversas possibilidades viárias foram analisadas, mas o Aeromóvel mostrou maior funcionalidade e preocupação com o meio ambiente. “Além disso, é um produto genuinamente gaúcho, que na minha opinião foi negligenciado de forma injusta, mas tem plenas condições de ser colocado em prática”, observou. O inventor do Aeromóvel, Oskar Coester, estava presente na solenidade.

Uma vantagem do sistema é a possibilidade de integração com o Trensurb e a não interferência nas vias públicas já existentes. O estudo terá como foco os bairros Mathias Velho e Guajuviras, os mais populosos do município, mas toda cidade será avaliada. “O estudo vai nos dizer com exatidão se poderemos fazer linhas entre bairros, Trensurb-bairros, ou ainda dos bairros até o Centro. Todas as possibilidades serão avaliadas”, explicou Jairo Jorge.

Para o Presidente da Trensurb, Humberto Kasper, esse é mais um passo em busca de novas tecnologias que auxiliem no sistema de transporte das grande cidades. Ele destacou ainda que a empresa está discutindo suas estratégias para os próximos anos, e nelas se incluem o sistema Aeromóvel, como já está sendo feito em Porto Alegre. ”É orientação do Governo Federal que empresas como a Trensurb façam mais, com mais tecnologia, melhor qualidade e aproveitando melhor os recursos. Sendo assim, estamos buscando alternativas”.

Kasper anunciou que a Trensurb comprou dez novos veículos, com seis vagões e já com ar condicionado, e está fazendo estudos de linhas entre o Mercado Público e o Barra Shopping e de serviços na região da Arena do Grêmio.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895