Prefeitura de Jaguari vai decretar situação de emergência após queda de ponte

Prefeitura de Jaguari vai decretar situação de emergência após queda de ponte

Estrutura não suportou o peso de uma carreta bi-trem

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Ponte desabou ao não aguentar peso de caminhão

publicidade

Com informações do repórter Renato Oliveira

A prefeitura de Jaguari, na região Central do Estado, vai decretar situação de emergência por conta da ponte centenária que desabou nesse sábado. A informação foi confirmada pelo prefeito João Mário Cristófari, que aguarda análise da defesa civil para fazer o pedido, o que deve ocorrer nesta terça-feira.

A ponte centenária, que faz passagem sobre o Rio Jaguari, na Rua Júlio de Castilhos, caiu por não aguentar o peso de uma carreta bi-trem, com cerca de 50 toneladas. Uma Saveiro, que vinha atrás do caminhão, caiu no rio, mas o condutor conseguiu se salvar nadando. Os dois veículos seguem no local. A ponte liga os dois extremos da cidade.

Técnicos definirão ainda como vão retirar o caminhão que ficou pendurado depois do desabamento. Os trabalhos devem começar nesta terça. Já o veículo de pequeno porte deve ser removido das águas do rio Jaguari ainda hoje. O acidente impede a comunicação entre os dois lados da cidade.

O prefeito João Mário Cristófari (PMDB) ainda não tem calculado os prejuízos causados, mas espera receber ajuda dos governos Estadual e Federal. “O município seguramente não tem condições de arcar com prejuízo”, disse.

O chefe do executivo revelou ainda que iniciaram as discussões para ver as medidas que serão tomadas, já que a cidade ficou dividida, com, aproximadamente, 30% da população vivendo de um lado do rio e 70% na outra. O prefeito João Mário salientou ainda que, no primeiro momento, é necessário restabelecer o abastecimento de água, já que parte da adutora, passava pela ponte. A queda parcial da ponte também rompeu a tubulação da Corsan, o que deixa 600 famílias sem água. A prefeitura usa caminhões pipas para abastecer de água a população. A expectativa é de que, em três dias, o serviço se normalize com a construção de uma rede nova.

Serviços de transporte também serão oferecidos para facilitar o acesso de um lado a outro de Jaguari, assegurou o prefeito. "Vamos colocar à disposição ônibus circulares", afirmou o prefeito.

Condutores provenientes do lado mais próximo a São Vicente do Sul devem acessar o chamado trevo de cima, na saída para Santiago na BR 387, a fim de chegarem ao Centro de Jaguari. O desvio leva um percurso de 10 quilômetros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895