Prefeitura de Porto Alegre anuncia secretário extraordinário de Mobilidade Urbana

Prefeitura de Porto Alegre anuncia secretário extraordinário de Mobilidade Urbana

Entre os desafios já definidos com o prefeito, Rodrigo Tortoriello deve priorizar o transporte coletivo

Correio do Povo

Especialista em Mobilidade Urbana, Gestão Pública e Mobilidade Ativa, Tortoriello atuava desde 2013 como secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (MG)

publicidade

Rodrigo Mata Tortoriello é o novo secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre. Até agora, a mobilidade estava em uma diretoria dentro da Secretaria de Infraestrutura, comandada pelo secretário Luciano Marcantônio. A Empresa Pública de Transporte Circulação (EPTC) ficará sob o comando de Tortoriello. Segundo ele, de forma interina a EPTC segue sendo dirigida pelo diretor de Operações, Fábio Berwanger. As mudanças buscam aprimorar o planejamento e as ações estratégicas em mobilidade na Capital. 

Tortoriello é o primeiro a assumir este tipo de cargo desde a aprovação do projeto de reorganização da administração pública municipal, que criou três cargos de Secretário Municipal Extraordinário para tratar de assuntos ou programas de importância ou acompanhar projetos com viés de transversalidade entre as secretarias. 

Especialista em Mobilidade Urbana, Gestão Pública e Mobilidade Ativa, Tortoriello atuava desde 2013 como secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (MG). O novo secretário foi contatado pelo Banco de Talentos da prefeitura em janeiro e realizou o processo seletivo desde então, culminando com uma entrevista com o prefeito Nelson Marchezan Jr.em março. Entre os desafios já definidos com o prefeito está a priorização do transporte coletivo, mobilidade ativa, integração metropolitana, ruas completas, integralização da implantação de sistema de GPS em ônibus e programação semafórica. 

Tortoriello destacou a importância de fazer parcerias para desenvolver projetos prioritários. “Queremos realizar melhorias com a participação da sociedade e da iniciativa privada. Estratégia de mobilidade não passa necessariamente por grandes obras. Queremos ainda fortalecer os convênios com as universidades para estudos”, frisou.

A secretaria funcionará junto ao atendimento ao cidadão da EPTC na Avenida Erico Veríssimo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895